Com foco na integração entre conhecimento científico, tecnologia e demandas reais dos produtores rurais, o Dia de Campo Inovação e Tecnologia, promovido pelo Sistema Faemg Senar em parceria com o tecnoPARQ e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) reuniu cerca de 60 pessoas.
O encontro aconteceu nesta terça-feira (9/12) em Viçosa, e contou com a participação de produtores rurais, startups, pesquisadores, estudantes e representantes de instituições do setor. Durante o evento, os participantes tiveram acesso à pesquisa sobre cafeicultura que foi desenvolvida pela Epamig, a iniciativas do INAES, projetos de startups e, também puderam conhecer as possibilidades abertas pelo Agro Maker Lab, laboratório criado pelo Sistema Faemg Senar em parceria com o tecnoPARQ para aproximar os produtores do desenvolvimento de soluções voltadas ao agro.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, destacou a relevância da aproximação entre produtores e instituições de pesquisa.
“Foi uma manhã de muita conexão e troca de ideias. Precisamos que o produtor esteja aqui no tecnoPARQ, no Agro Maker Lab, trazendo suas demandas. A UFV é a casa do conhecimento e, juntos, temos condições de ajudar a solucionar problemas reais do dia a dia”, disse.

Resultados expressivos em 2025
A coordenadora do Agro Maker Lab, Raieni Cunha, celebrou a presença significativa de pessoas no Dia de Campo e apresentou os números que comprovam o impacto do laboratório em 2025. Foram mais de mil visitas, atendimento a mais de 30 produtores, mais de 70 projetos desenvolvidos e cerca de 120 protótipos criados ao longo do ano. “Esperamos seguir ampliando os resultados e fortalecendo a parceria com o setor produtivo em 2026”, afirmou.
Para muitos participantes, o evento também serviu como inspiração. O produtor rural e comerciante Pedro Henriques, de Ubá, contou que pretende levar ideias para um projeto local, o UBATEC.
“Entender como a tecnologia chega ao produtor rural foi fundamental. A dinâmica do evento, passando pelas estações de demonstração, foi muito rica”.
O consultor João Procópio destacou a oportunidade de conexões proporcionada pelo evento. “Pudemos conhecer melhor os produtores, suas necessidades e o que está sendo criado para ajudá-los”, comentou.
Tecnologia e inovação para seguir avançando
A diretora executiva do tecnoPARQ, Adriana Faria, enfatizou o impacto da tecnologia na evolução do agronegócio brasileiro e a importância de fortalecer a juventude rural por meio da inovação. Segundo ela, a transformação do Brasil em um dos maiores produtores de alimentos do mundo é fruto direto da pesquisa científica, da inovação tecnológica e do trabalho dos produtores rurais.
“Tecnologia é para resolver, facilitar, trazer produtividade e qualidade de vida. É isso que fixa nossos jovens no campo. Temos condições naturais favoráveis, mas é graças à inovação e ao trabalho dos produtores que alcançamos esse nível de sustentabilidade e competitividade”, afirmou.
