Uma das premissas do Sistema Faemg Senar é fortalecer o agronegócio em Minas Gerais, por meio da união de todos os agentes que compõe a entidade: produtores, sindicatos, Faemg, Senar e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Para isso, como parte do seu compromisso em estar cada vez mais próximo dos produtores do interior, o Sistema tem promovido encontros nas dez regionais do estado. No dia 9 de março, a 3ª edição do projeto Faemg Senar em Campo foi realizada em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, reunindo cerca de 380 participantes.
Com a participação do presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, do vice-presidente de Secretaria, Ebinho Bernardes, do assessor especial da diretoria, Antônio Álvares, o Toninho de Pompéu, gerência sindical e dos gerentes dos escritórios regionais de Varginha, Caio Oliveira, de Passos, Rogger Coelho, e de Juiz de Fora, Wander Magalhães, o evento reafirmou que somente com união de todos será possível garantir a sustentação, defesa e representatividade do produtor.
“Ao conversar olho a olho com o produtor rural, levaremos, de fato, aquilo que ele espera de nós enquanto Sistema Faemg Senar e juntamente com nossos sindicatos rurais, essa é uma oportunidade de mostrar o que podemos trazer de benefícios a cada um. E, com certeza, esse trabalho que vem sendo construído vai gerar muitos frutos positivos para o setor”, afirmou Ebinho Bernardes.
Para o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Santa Rita do Sapucaí, Marcos Antônio Salvador, o Faemg Senar em Campo é uma importante aproximação com os produtores locais. “Santa Rita do Sapucaí sente-se honrada em receber o projeto Faemg Senar em Campo, que traz o Sistema para mais perto dos produtores. Estou aqui em nome de todos os sindicatos da região, para mostrar a eles todos os serviços que o Sistema Faemg Senar tem e, também, o quanto estamos do lado de cada um deles”, disse.
Já o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Baependi, Sirlei Silvério, considerou o encontro muito produtivo. “Após esse evento, eu garanto que todos os produtores rurais presentes vão voltar para as suas cidades com outra mentalidade. E amanhã, muitos que ainda não são afiliados ao sindicato, com certeza, vão procurar o caminho de casa, porque somos mais fortes com a união do sistema, sindicato e produtores”, destacou.
Para o gerente do escritório regional de Varginha, Caio Oliveira, o evento reforçou os laços de proximidade com produtores e, principalmente, presidentes e demais representantes dos sindicatos. “É uma ação estratégica que fortalece o trabalho desenvolvido pelo escritório regional, proporcionando um olhar mais atento às necessidades de cada entidade atendida pela regional”.
“O foco principal desse evento é mostrarmos, não só mais uma vez para os presidentes de sindicatos, mas, principalmente, para os produtores rurais dessa região tão importante para Minas Gerais, a importância e os serviços que o Sistema Faemg Senar pode prestar para o benefício de todos eles. Estamos muito felizes em estreitarmos ainda mais nosso relacionamento com os todos. Vamos em frente que Minas Gerais precisa avançar”, enfatizou o presidente do Sistema, Antônio de Salvo.
Representatividade feminina
A 3ª edição do Faemg Senar em Campo também trouxe oportunidades para mulheres de várias cidades do Sul de Minas. No evento, produtoras rurais de diferentes segmentos puderam trocar experiências e conhecer os serviços que o Sistema disponibiliza exclusivamente para elas. Para a gerente da Mulher, do Jovem e da Inovação, Silvana Novaes, o evento é uma forma de apresentar as diversas oportunidades oferecidas. “Queremos que essas pessoas, com esse novo olhar, se abram para as novas oportunidades que o Sistema tem, que são a Comissão Estadual de Mulheres e a Comissão Estadual de Jovens. Por meio de uma ação contínua, a gente se aproxima cada vez mais desse público no desenvolvimento das atividades diárias, na gestão das propriedades, na sucessão familiar e no empreendedorismo”.
A produtora rural de Santa Rita do Sapucaí, Daniela Alkmin Carvalho Mohallem, enfatizou que a presença do Sistema Faemg Senar na cidade é muito importante, pois reforça que a entidade realmente representa os produtores rurais. “O Sistema Faemg Senar está aqui para nos auxiliar e também para nos impulsionar a melhorarmos, a produzirmos cada vez mais e com menos recursos. Nós acreditamos na força da união entre homens e mulheres, das mulheres mais atuantes, saindo da invisibilidade e da sombra, nós acreditamos que essas mulheres como líderes vão realizar e vão protagonizar suas próprias vidas. Entendemos a importância da união que o Sistema Faemg Senar tem proporcionado para as mulheres e jovens, potencializando cada vez mais nossos negócios, a comunidade em que somos inseridos e um mundo melhor para os nossos filhos”, concluiu.
O Faemg Senar em Campo
O projeto Faemg Senar em Campo é voltado a produtores, mulheres e jovens do campo e integrantes do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Durante o evento, é apresentado todo o processo de atuação do Sistema em prol do produtor rural e da sua capacitação, além de evidenciar os benefícios que todo o setor pode adquirir, por meio da apresentação de temas relacionados à prestação de serviços, questões ambientais, jurídicas e econômicas. O Faemg Senar em Campo já foi realizado nas regionais de Governador Valadares, Viçosa, Passos, Varginha e Juiz de Fora e reuniu cerca de 1,3 mil produtores rurais em busca de conhecimento e troca e experiências.