Compartilhe

Turismo rural como alternativa econômica é destaque em Portugal

PROGRAMA AGENTE DE TURISMO RURAL
ESCRITO POR WESLEY VIEIRA, ASCOM
23/11/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Marília Saraiva durante a apresentação do artigo em Algarve, Portugal

As ações promovidas pelo Programa Agente de Turismo Rural se transformaram em tema de artigo científico e atravessaram o mar, mais especificamente na região de Algarve, Portugal. O texto, produzido pela analista técnica da Gerência Executiva do Sistema Faemg Senar Marília Saraiva, foi apresentado durante o TMS Algarve, uma conferência internacional que aborda desafios, estratégias e tendências relacionadas à gestão e ao turismo.

Marília participou da 7ª edição do TMS Algarve 2022, organizado pela Universidade do Algarve - uma das mais importantes universidades de turismo do mundo - com a apresentação do artigo ‘Turismo Rural como Alternativa Econômica para Produtores Rurais de Brumadinho’. A produção foi inspirada no projeto ‘Porteira Aberta’, atividade de avaliação final do curso de ‘Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local em Áreas Rurais’, promovido pelo Centro Internacional de Formação e Organização Internacional do Trabalho (ITCILO), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e viabilizado pelo Sistema Faemg Senar.

“O artigo revelou ser viável que o turismo rural seja explorado de maneira sustentável nas propriedades rurais de Brumadinho, se tornando uma alternativa econômica complementar, seja para a propriedade rural individual ou coletiva. Para o sucesso da adoção do turismo, ficou destacado que a capacitação profissional é imprescindível na preparação do profissional considerando que mercado de trabalho tem se mostrado cada vez mais competitivo”, explicou.

Segundo Marília, sua participação no evento foi uma grande oportunidade para divulgar o Sistema Faemg Senar em âmbito internacional, enfatizando as ações de formação profissional e qualificação de produtores rurais e agentes de turismo do munícipio de Brumadinho.

“Apresentei o artigo falando o quanto as pequenas propriedades agrícolas encontram dificuldades para conduzir os seus negócios e aumentar a renda familiar. Ressaltei que uma das alternativas seria a diversificação das atividades e empreendimentos voltados para o turismo rural e suas potencialidades ao integrar parcerias profissionais, além da capacitação por meio das ações do Sistema Faemg Senar. Ainda frisei o impacto positivo para evitar o êxodo rural, principalmente entre os jovens”, avaliou.

Marília comemorou a recepção do artigo destacando a interação com os participantes. “Coloquei vídeos e fotos de Brumadinho para enriquecer o material, o que trouxe mais engajamento entre o público que levantou questões muito interessantes, o que é até incomum neste tipo de evento. Fiquei muito feliz com a recepção do meu trabalho”, disse. A analista compartilhou que pretende desenvolver novos projetos dentro do Sistema Faemg Senar visando outras oportunidades. “Quero mostrar o quanto nosso trabalho tem sido importante para a sustentabilidade, que aliás, foi um dos principais temas do evento”.

Programa Agente de Turismo Rural

O Programa Agente de Turismo Rural, ofertado pelo Sistema Faemg Senar na Gerência de Formação Profissional e Promoção Social, tem o objetivo de qualificar profissionais para ações integradas de turismo, preparando-os com a visão do negócio turístico e sensibilizando-os para alavancar o turismo regional.