Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Produção de café pode entrar na rota do Turismo Rural em Caratinga

PROGRAMA AGENTE DE TURISMO RURAL
ESCRITO POR DIEGO SOUZA, DE GOVERNADOR VALADARES
11/02/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Caratinga está entre os maiores produtores de café do estado, exercendo um papel de destaque na cafeicultura mineira. Agora, o município quer atrelar esta condição ao Turismo Rural. Para isso, a prefeitura de Caratinga buscou uma parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município para realizar o programa Agente de Turismo Rural, promovido pelo Sistema Faemg Senar. Produtos e Serviços Turísticos foi o tema do módulo inicial, com instrução de Maria das Graças Bernardo.

“Além dos atrativos culturais e naturais, o foco do Agente de Turismo Rural aqui em Caratinga é identificar outras produções, como a de cafés especiais, que já é tradicional na região. Caratinga tem um potencial muito rico, fantástico, a começar pelos cafés especiais. Tem tudo para ser sucesso”, avaliou a instrutora.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Governador Valadares, Luiz Ronílson Paiva, destacou que “o Programa Agente de Turismo Rural tem como proposta qualificar profissionais para ações integradas de turismo com uma abordagem que visa a valorizar as características próprias da região, como no caso do café, aqui em Caratinga, despertando a valorização e a visão empreendedora”.

Potencial que precisa ser revelado

“O programa vem agregar para nossa população, alavancar esse turismo que existe na nossa região. É praticamente uma pós-graduação, são seis módulos para que possamos levantar pontos turísticos, rotas, determinar o potencial turístico da nossa região. Isso vai ser muito importante. Queremos mostrar para o povo caratinguense que nossa região tem isso. Precisamos explorar, conhecer a fauna, a flora, nossa culinária, cachaça e, claro, o nosso café especial. Com certeza vamos ter muitos frutos”, declarou o presidente do Sindicato do Produtores Rurais de Caratinga, Roberto Aquino.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Humphrey Lima, acompanhou um dia de aulas. “Caratinga é uma cidade que tem uma vertente turística muito grande na sua zona rural, uma extensão demográfica muito grande também, o que viabiliza mais ainda o turismo, que essa parceria com o Senar e uma turismóloga de grande gabarito vai fomentar. O turismo é uma mola propulsora, geração de emprego e renda que vem crescendo a cada dia. Para nós é um orgulho muito grande ser parte dessa parceria”.

Diversidade de perfis

“Os 16 alunos são de diversas áreas: Rota do Muriqui, Rota dos Cafés Especiais, Rota do Agroecológico, sendo dois em Agroecológico, quatro alunos de cafés especiais, um de caprinos, um de floricultura e plantas ornamentais, dois da reserva do Muriqui/Cachoeiras, entre outras áreas”, informou o agente de desenvolvimento rural (ADR) do Sindicato, Samuel Gonçalves.

Ao final do programa, os 16 participantes, se aprovados, estarão preparados para atuar no setor. Para chegar a essa etapa, eles aprenderão ainda sobre segurança, condução de turistas, roteirização, meios de hospedagem, serviços de alimentação e comercialização de produtos e negócios.