Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Esperança e renda com turismo rural em Monjolos

PROGRAMA AGENTE DE TURISMO RURAL
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
30/01/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

“Era o incentivo que faltava para organizarmos o turismo e levar mais renda e esperança aos moradores e ao comércio. Vai mudar a história do município”. A fala é da aluna Marbele Cristina Rodrigues Duque, de Monjolos, após concluir o Programa de Agente de Turismo Rural do Sistema Faemg Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Corinto.

 O desejo de se inscrever no programa teve influência de suas memórias durante a juventude, quando ajudava os pais, Dirceu Duque de Carvalho e Edite Rodrigues, a receber os turistas no bar Pardinho, de propriedade da família. O local fica à beira do Rio Pardo Pequeno, com janela para uma vegetação típica do cerrado e transição de Mata Atlântica com jatobá.

Bar Pardinho 

 Agora, com mais conhecimento e apta para atuar na região, dialogando com o poder público e iniciativa privada, Marbele, que atualmente trabalha como trancista, planeja ajudar a irmã Adelina Duque a reestruturar os processos do bar e receber melhor os visitantes que chegam à procura do famoso feijão tropeiro, e a comunidade a enxergar o potencial de uma região que reúne diversos tipos de turismo como o rural, ecoturismo, ecológico, histórico, cultural, religioso, técnico e científico e de experiência.

 

Um novo olhar sob Monjolos

 Cachoeiras, praias de água doce dos Rios Pardo Grande, Pequeno, Riachinho e Galheiros, atraem olhares de toda a parte do estado. Como atrações, há também a corrida de argolinha, a Estação Ferroviária, as festas religiosas, doces, cachaça, artesanato de matéria prima local, queijos, pimentas e especiarias.

Crédito: Priscyla Paulina

 

 

 “A cidade sempre esteve de portas abertas, mas a relação com o turismo foi um processo natural. Nunca paramos para trabalhar a necessidade de orientação ao turista, por questões de preservação do meio ambiente e do patrimônio. Essa noção foi adquirida só agora”, comentou, referindo-se ao que aprendeu sobre produtos e serviços turísticos, condução de turistas, roteirização e comercialização turística.

Como objeto de estudo e conclusão do curso e, para concretizar essa nova realidade no portal do sertão mineiro, a turma de Marbele criou um roteiro composto por indicação de alimentação e hospedagem, área de camping e caminhadas pela Trilha da Fumaça e Trilha do Cânion da Fenda, rumo às cachoeiras. Também foi articulado pelos alunos a proposta de reestruturação turística de uma caverna localizada em área rural. Se aprovada, a experiência será implementada futuramente ao roteiro. 

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Corinto ficou satisfeito com os impactos positivos e resultados obtidos junto à turismóloga e instrutora Ana Edwiges Braga Coelho Araújo, que fez um levantamento completo das potencialidades do local. 

Durante a análise, tornou-se evidente a tradição turística e a presença do agronegócio, sendo as principais fontes econômicas a cultura do milho, feijão, extrativismo com o urucum e a pecuária de leite e corte, possibilitando a conexão entre os setores.

“Ganham os empreendedores e o pequeno produtor, que trabalham na valorização e diversificação dos seus produtos, e a sociedade, na busca por alternativas à rotina agitada e de pouco contato com a natureza e o meio rural nos grandes centros”, completou o gerente regional do Sistema Faemg em Sete Lagoas, Rodrigo Ferreira.

Saiba mais:

Quem se interessar pela experiência deve entrar em contato com os novos agentes.

Acesse aqui