Com o intuito de fortalecer o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio no Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, uma equipe técnica do Sistema Faemg Senar visitou propriedades assistidas pelo programa nestas regiões ao longo da última semana.
O grupo foi formado pelo gerente regional do Sistema Faemg Senar em Patos de Minas, Sérgio Coelho; o coordenador do ATeG Balde Cheio, Rafael Rocha; e o consultor máster em pecuária leiteira, Walter Miguel Ribeiro.
A rota começou pelo município de Tiros, onde a equipe se encontrou com o prefeito, Ivan Nunes Pereira. Ele reafirmou o apoio ao Sistema Faemg Senar e ao Sindicato dos Produtores Rurais. “Eu já fui presidente do Sindicato Rural e mobilizador de cursos do Senar. Conheço muito bem a qualidade dos treinamentos e os resultados que eles proporcionam aos produtores. O ATeG está trazendo avanços importantes para a região, por isso já começamos a estruturar novas turmas no município”.
Josafá Ferreira, agente de desenvolvimento rural (ADR) do Sindicato dos Produtores Rurais de Tiros, responsável pela formação das turmas no município, ressalta que o programa está transformando a realidade dos produtores. “Eles estão muito contentes com a assistência. É algo que nunca tiveram. Temos bastante demanda e em breve queremos abrir mais turmas, não só na área da bovinocultura de leite. O Sindicato agradece a parceria do Sistema Faemg Senar e da Prefeitura”.
Visitas a produtores
A equipe percorreu as duas regiões, juntamente com técnicos e supervisores do ATeG Balde Cheio, visitando propriedades em Patos de Minas, Lagoa Formosa, Lagamar e Tiros.
“O objetivo desta semana era supervisionar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos técnicos de campo e supervisores do ATeG Balde Cheio na área da regional de Patos de Minas. Avaliamos o trabalho, conversamos com os produtores, discutimos aspectos técnicos e metodológicos. Vimos bons trabalhos sendo realizados e fizemos ponderações importantes”, explica o coordenador do ATeG Balde Cheio, Rafael Rocha.
O consultor máster Walter Ribeiro, avaliou a semana como muito produtiva. “Tivemos oportunidade de visitar produtores em diferentes municípios e ver de perto a evolução dos participantes. A gente vê a necessidade de ter esta prestação de serviço aos produtores para que eles consigam desenvolver a atividade e viver da pecuária leiteira. Dificilmente, eles conseguiriam pagar por uma assistência como esta, então o Sistema Faemg Senar, junto com os Sindicatos de Produtores Rurais, está desenvolvendo um papel muito relevante”.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Sérgio Coelho, destaca que o programa tem sido transformador, principalmente para os pequenos produtores. “Vimos de perto a atuação dos técnicos e supervisores e o sucesso que o trabalho vem proporcionando aos pecuaristas. Nossa região é bem extensa, por isso vamos criar oportunidades para receber a equipe técnica de BH na regional de Patos de Minas e conhecer mais casos de sucesso. Nossos agradecimentos aos Sindicatos de Produtores Rurais, demais parceiros e, especialmente, aos produtores”.