Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


‘O agro tem sido a grande locomotiva de Minas’, diz Zema

CONFERÊNCIA AGROPECUÁRIA
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
13/02/2026 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Durante a segunda edição da Conferência Agropecuária do Norte de Minas, realizada em Montes Claros, nesta quinta-feira (11/2), o governador Romeu Zema reafirmou que reconhece a força da produção rural estadual e defendeu o papel do produtor, exaltando os impactos das diversas condições que prejudicam o segmento de avançar ainda mais.

Temas como recursos hídricos e regulamentação dos poços artesianos, novos projetos de irrigação e valorização do produtor de leite foram os destaques do encontro, que reuniu dezenas de representantes de Sindicatos Rurais, lideranças do agronegócio e empresários do ramo. Indagado especificamente sobre a instabilidade do mercado do leite, Zema lembrou das ações promovidas ao longo dos últimos anos, inclusive, junto ao Sistema Faemg Senar, com o movimento "Minas Grita pelo Leite", e criticou a importação de leite em pó da Argentina e Uruguai.

“A questão do leite extrapola o que é a realidade de Minas. Quem define as regras de importação é o Governo Federal. Temos pleiteado para que essa importação seja suspensa, porque eles estão chegando em um custo totalmente inviável para quem produz aqui competir. O Estado tem feito aquilo que está ao seu alcance. Já estive com o ministro da Agricultura e com o vice-presidente, mas parece que temos um Governo Federal que não quer muito olhar para setor”, pontuou.

Promovido pela Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Norte de Minas (Aspronorte), o encontro fez parte da agenda oficial do governador. Ao final da conferência, um documento com as principais demandas levantadas na região foi entregue para Zema. “Nós estamos sempre abertos a sugestões. Aquilo que for possível legalmente e financeiramente, estamos de braços abertos para levarmos adiante. O agro tem sido a grande locomotiva de Minas, e nós queremos dar todo apoio”, destacou.

Pleitos atendidos e novos desafios

Em 2025, durante a 1ª Conferência Agropecuária do Norte de Minas, os produtores se sentaram frente a frente com diversos representantes do Governo do Estado e conseguiram destravar vários pontos que vinham impactando a atividade rural, como a dispensa de licenciamento ambiental para propriedades rurais de até 1.000 hectares, outorga sazonal na bacia do Rio São Francisco e revisão de multas.

“Tivemos diversos avanços no nosso setor nos últimos anos. E o governador veio aqui mostrar um pouco do que tem sido feito em nome do produtor rural. Aproveitamos para apresentar outras demandas que ainda precisamos avançar, pleitos com justificativas técnicas plausíveis. E o governo do Estado, com seriedade, tem reconhecido os nossos pleitos como legítimos e tem nos atendido, transformando e elevando o setor agropecuário ao cenário de protagonismo que tanto merece”, definiu Astério Itabayana Neto, vice-presidente do Sistema Faemg Senar e presidente da Aspronorte.

A conferência contou ainda com a participação do também vice-presidente do Sistema Faemg Senar, André Nunes Costa; da gerente de sustentabilidade Mariana Ramos; e do gerente regional Luiz Rodolfo.