Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Produção de sabão artesanal como fonte de renda

CURSO NOVO
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
22/11/2021 . SINDICATOS, SENAR

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES lançou o curso de Produção de Sabão Artesanal. A primeira turma foi formada em Araguari, com dez participantes. Com 32 horas, o treinamento ensina desde a coleta e armazenamento da matéria-prima até as técnicas de produção. “O curso trabalha também a questão ambiental, orientando os alunos sobre a destinação correta do óleo usado na cozinha, principal matéria-prima, evitando a poluição de rios e córregos”, explicaram os instrutores Jair Dioníso de Souza (Rhaavi) e Wagner de Souza Januário. 

A proposta é ensinar a fazer cinco tipos diferentes do produto: o sabão tradicional; o anti-cheiro, feito com borra de café; a pasta para brilho de alumínio; o sabão de cinza, usado em limpezas pesadas; e o sabão de coada ou de bola, uma receita tradicional da época do Império, muito disseminada nas comunidades mais carentes e quilombolas. “Depois do sabão pronto, os participantes também aprendem o corte, o processo de maturação do produto e, ao final, como embalar para a venda”, completaram os instrutores.

O curso piloto despertou a atenção do público, especialmente de quem trabalha com artesanato. “Preenchemos as vagas rapidamente e já temos interessadas aguardando pela próxima turma. O sabão pode ser mais uma fonte de renda para quem faz artesanato”, explicou a mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Araguari, Regiane Resende Teixeira.

Sustentabilidade e fonte de renda

“Com aproveitamento de óleos e outros insumos, o curso vai ao encontro da sustentabilidade, transformando em algo útil aquilo que agride o meio ambiente. Esse curso mostra que pequenas atitudes, em vários lugares, somadas, fazem grande diferença”, disse a analista técnico regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Dorvina Maria Fernandes.

“O interesse das participantes demonstra que esse piloto se consolida nas ofertas da Promoção Social, representando mais uma excelente opção de capacitação e também de geração de renda, especialmente para a comunidade rural”, comentou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Uberaba, Caio Oliveira.

Oportunidade para associação

Metade da turma do curso piloto é formada por artesãs da Associação Arte da Gente, de Araguari. A presidente Raquel de Oliveira Caetano explicou que a intenção é trabalhar em conjunto e ter um produto barato que possa representar uma fonte de renda para os associados e para a própria associação. “Nunca tinha pensado em fazer sabão e agora estou apaixonada pelo produto. As técnicas são muito bem explicadas pelos instrutores. O SENAR está de parabéns por esta iniciativa”, afirmou. 

A aluna Neide Dantas de Sousa conta que já fez vários cursos de artesanato e gastronomia do Sistema FAEMG/SENAR/INAES e está adorando a produção de sabão artesanal. “Está sendo bem diferente. O sabão pode ser mais uma fonte de renda para o nosso trabalho na associação. Os cursos acrescentam muito na minha vida, sempre que posso, eu faço”.