Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Programa leva segurança hídrica para o semiárido

PROGRAMA ENCONTRO DAS ÁGUAS
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
24/07/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

 

 

Anúncios e entregas realizadas em Januária fazem parte de uma ação integrada para enfrentar os desafios da seca e da escassez hídrica no semiárido mineiro

Durante cerimônia da entrega de kits de irrigação e assinatura de despachos do Programa Encontro das Águas, do Governo de Minas, realizado em Januária nesta quinta-feira (24/7), o vice-governador Mateus Simões destacou a importância das ações conjuntas em prol dos produtores rurais, em especial com relação ao acesso à água nas regiões semiáridas. Ele, que estava acompanhado do presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, celebrou a aprovação de projetos, desburocratização de leis e um novo olhar para o Norte do estado.

“Precisamos voltar a ter prioridade neste país. Água é respeito às pessoas. É plantar hoje para que nossos filhos não precisem fugir da pobreza amanhã. Eu fico feliz de ter uma equipe comprometida com o plantio, que lutou para podermos anunciar o decreto da irrigação sustentável em Minas Gerais, que vai fazer com que irrigar o Norte de Minas deixe de ser uma batalha. Vocês têm direito de irrigar a sua terra. Eu escolho olhar para o Norte como uma terra de gente trabalhadora e terra boa”, definiu.

Os anúncios e entregas realizadas em Januária fazem parte de uma ação integrada para enfrentar os desafios da seca e da escassez hídrica no semiárido mineiro. Ao assinar os despachos e realizar as entregas dos kits de irrigação, o vice-governador reforçou o papel das lideranças rurais nas políticas públicas do estado.

Os anúncios e entregas em Januária fazem parte de uma ação integrada para enfrentar os desafios da seca e da escassez hídrica no semiárido mineiro

“O projeto Encontro das Águas é fruto da pressão. E está certo, tem que pressionar. Foi da pressão feita pelos produtores rurais na Assembleia e no Governo do Estado, para garantir condição de trabalho para os produtores, que chegamos aqui com estes anúncios”, enfatizou Mateus Simões.

Com a presença de centenas de pessoas, muitas delas produtores rurais que foram beneficiados pelas ações do Governo de Minas, Antônio de Salvo destacou a importância do diálogo junto ao poder público estadual para garantir que a região consiga seguir produzindo. Ele celebrou a regulamentação da Política Estadual de Agricultura Irrigada Sustentável, que garante segurança jurídica aos produtores, estimula o uso racional da água e impulsiona a produtividade no campo.

“O que o Governo de Minas tem feito, junto conosco, é deixar que os produtores rurais trabalhem. Temos mais de 50 mil operários no campo, com oficinas próprias, com fábricas próprias, que precisam só de um empurrãozinho para continuar produzindo. E nós vamos fazer isso. A nossa entidade seguirá disposta a lutar pelo homem do campo, mas nós temos que aprender, cada vez mais, a lidar com políticos, deputados, governantes que nos escutem e que nos ajudem”, pontuou De Salvo.

União de esforços

Durante a solenidade, o presidente Antônio de Salvo e o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, foram homenageados pelos serviços prestados em prol do homem do campo. A homenagem foi entregue pelo presidente do SPR de Januária e da Associação dos Sindicatos de Produtores Rurais (Aspronorte), Astério Itabayana.

“As lideranças rurais da região têm trabalhado para levar ao poder público as carências, especialmente nas legislações que endurecem o crescimento agrícola”, Astério Itabayana

Astério lembrou que as lideranças rurais da região têm trabalhado, unindo forças para levar ao poder público as carências, especialmente nas legislações que endurecem o crescimento agrícola. A agenda de ações do Governo do Estado foi possível graças a uma série de reuniões anteriores, onde foram levantadas as principais demandas do setor produtivo.

“Com o governador Romeu Zema, estamos tendo, como nunca, pessoas dispostas a ouvir quem está na ponta e conhece a realidade da produção. Como exemplo, o secretário Thales está na sua terceira visita na cidade de Januária em oito meses. São pessoas que entendem que o Norte de Minas precisa se desenvolver para se unir ao desenvolvimento do restante do estado”, argumentou Astério Itabayana.

Encontro das Águas

O programa conta com mais de R$ 600 milhões em investimentos. Mais de 40 municípios foram beneficiados com os despachos e entregas de kit realizados em Januária. As ações vão desde o transporte de água potável até o incentivo à agricultura familiar, com foco nas regiões do Norte, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri.

Entre os despachos assinados, estão a instalação de cisternas, entrega de kits potabilizadores em escolas estaduais, serviços de abastecimento de água, entre de kits fotovoltaicos, ações de qualificação socioprodutiva, entre outros.