Produtores rurais se reuniram para discutir a segurança no campo na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Segurança no campo foi o tema central da pauta da primeira reunião de 2023 do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O encontro, realizado na sede do Sindicato Rural de Uberlândia na segunda-feira (13/2), contou com a participação de 15 presidentes, secretários das entidades, além dos deputados federais Zé Vitor e Ana Paula Junqueira Leão e do deputado estadual Cristiano Caporezzo. A agenda em Uberlândia incluiu a participação no lançamento dos programas Central de Segurança e Produtor Legal.
“Estamos preocupados com a questão de invasões de terra em Minas Gerais e buscando informações de como agir de forma rápida e eficiente. A reunião foi extremamente positiva. Estamos estudando um projeto que pode se adequar a todo o estado”, avaliou o presidente do Núcleo e vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Márcio Guapo, do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Florido. Ele destacou a importância da união de todos os sindicatos para alcançar resultados positivos em relação à segurança.
Presente na reunião, o coronel da reserva Cláudio Vitor repassou algumas orientações de como os produtores rurais podem se preparar para combater possíveis invasões. Ele é o consultor do projeto da Central de Segurança, lançado pelo Sindicato Rural de Uberlândia. “Foi um dia muito proveitoso, recebemos muitas informações que não sabíamos. Também foi importante ter a presença dos deputados e ver o comprometimento deles com o agronegócio. Agora vamos agendar uma live com o coronel para continuar debatendo o assunto”, completou Guapo.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, enfatizou a importância da integração dos sindicatos da região para o fortalecimento do setor. “Esta união e participação dos presidentes nas reuniões do Núcleo é fundamental para buscar soluções para as demandas do agro, seja na segurança no campo ou em outras áreas”, afirmou.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba, Juarez Muniz, analisou que a reunião tratou de um assunto muito relevante nas propriedades rurais. “A segurança do homem do campo é tudo que mais precisamos. Tenho certeza de que as ações discutidas podem amenizar os roubos e afastar os invasores. Também foi importante tratar da questão da documentação dos sindicatos, para que esteja em dia em relação a todos os órgãos públicos”, explicou Muniz. A situação das rodovias na região também foi discutida no encontro.
Central de Segurança e Produtor Legal
Logo após a reunião do Núcleo, os presidentes participaram de um evento promovido pelo Sindicato Rural de Uberlândia para apresentação de dois novos projetos relacionados à segurança. Um deles é o plano para a criação de uma Central de Segurança, com o monitoramento de imagens de câmeras de vigilância instaladas em propriedades rurais. O outro é o programa Produtor Legal, que oferecerá orientações jurídicas para regularização da propriedade em questões ambientais, agrárias, trabalhistas e tributárias.
“A intenção do Sindicato Rural de Uberlândia ao lançar a Central de Segurança e o programa Produtor Legal é auxiliar o produtor rural a se proteger contra a criminalidade e fortalecer o direito à propriedade privada. Na reunião do Núcleo, colocamos ainda que o ideal é que cada sindicato rural da região tenha em sua sede uma central para monitoramento de câmeras", afirmou o presidente do Sindicato Thiago Silveira.
Para a criação da central, será feito um levantamento dos produtores rurais interessados em participar, disponibilizando as imagens de câmeras de vigilância instaladas em fazendas, para serem monitoradas ativamente por especialistas, 24 horas por dia. Após a conclusão do estudo de viabilidade, a central deverá ser instalada na sede da entidade e poderá receber imagens de até 500 câmeras na fase inicial.
De acordo com Silveira, parte dos custos de instalação da Central de Segurança serão subsidiados pelo Sindicato Rural de Uberlândia. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e a Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.