Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Sistema oferece curso de pulverização com drone

DRONE
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
17/09/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Curso de Aplicador Aeroagrícola Remoto (CAAR), um dos cursos mais aguardados do setor agrícola, é a novidade do catálogo do Sistema. O Senar Minas é o primeiro do Brasil a se cadastrar para ministrar o curso do CAAR com certificado autorizado e reconhecido pelo MAPA. O treinamento piloto para produtores rurais está sendo realizado em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia, entre os dias 15 e 18 de setembro. O curso tem certificação obrigatória do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para profissionais que trabalham com drones em aplicações agrícolas.

De acordo com o analista técnico de Formação Profissional Rural do Sistema Faemg Senar, Alexandre Martins, além de cumprir a exigência de certificação do MAPA para o trabalho com drone agrícola, o curso tem o objetivo de atender este mercado que está em expansão. “É grande o crescimento do uso de drone na agricultura e, com isso, existe uma alta demanda de mão de obra qualificada. O CAAR se tornou essencial neste processo de habilitação dos produtores e outros profissionais do agro para o uso desta tecnologia de ponta, que ajuda na redução de custos e aumento da produtividade. É um modelo de trabalho na agricultura de precisão que veio para ficar”, explicou.

De acordo com ele, o CAAR visa aumentar a eficiência na aplicação de defensivos, em conformidade com as normas ambientais e de segurança vigentes, contribuindo para reduzir impactos ambientais e reforçar a sustentabilidade no campo. “Tudo isso garante maior segurança para os trabalhadores e para a população próxima às áreas agrícolas”, completou.
O Curso de Aplicação Aeroagrícola Remota – CAAR tem carga horária de 32 horas e será ministrado para turmas de até 20 alunos. Para participar é necessário que já tenha feito o curso de operação de drone agrícola. Após a realização do curso piloto, o conteúdo programático será reavaliado antes da inserção definitiva no catálogo do Sistema Faemg Senar. Os interessados em obter a certificação devem procurar o sindicato do seu município.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, destaca a relevância da oferta do curso do CAAR gratuitamente. “Até este momento, esta certificação era oferecida por empresas cadastradas junto ao Ministério da Agricultura, com custo mínimo de R$ 2.000,00 aos participantes. Mais uma vez, o Sistema Faemg Senar inova ao oferecer gratuitamente esta certificação aos produtores e trabalhadores que desejam atuar com a pulverização agrícola. É uma grande oportunidade de qualificação de mão de obra para este mercado de trabalho promissor”, finalizou.