Orientações Administrativas

Os Sindicatos constituem a base representativa do sistema patronal rural em cada município. Identificam problemas do setor, propondo encaminhamento de soluções.

Sindicatos Filiados
Capacitações

No momento, não temos agenda de capacitações. Outras informações: (31) 3074.3026/3074.3028

Compartilhe


Novo curso de manutenção segura de máquinas agrícolas

CURSO NOVO
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
22/09/2026 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Manutenção Segura de Máquinas Agrícolas é o novo curso do catálogo do Sistema Faemg Senar. O treinamento piloto foi realizado em Campina Verde, no Triângulo Mineiro, na ACP Bioenergia. Durante dois dias, nas últimas quinta e sexta-feira (17 e 18/09), oito colaboradores da empresa participaram do treinamento, que tem carga horária de 16h.

“Este curso vem do crescente uso de máquinas e equipamentos no meio rural, o que leva à necessidade de ter práticas seguras para proteção dos trabalhadores e, também, o aumento da eficiência operacional. A capacitação também auxilia na redução dos riscos de acidentes com as máquinas e com os envolvidos na operação e manutenção”, explica o analista técnico de Formação Profissional Rural do Sistema Faemg Senar, Alexandre Matos.

De acordo com ele, o treinamento é realizado em conformidade com as Normas Regulamentadoras NR-12 e NR-31.12. “Essas normas estabelecem todas as medidas de proteção para garantir a integridade física dos trabalhadores, no nosso caso que atuam na zona rural, em todas as etapas, que vão desde a operação, inspeção e manutenção de algum equipamento nas propriedades, empresas rurais, cooperativas ou usinas. Lembrando que esses reparos ocorrem dentro do próprio campo de trabalho”, completou Matos.

A técnica em segurança do trabalho da ACP Bioenergia ressaltou que a iniciativa do Senar Minas trouxe a possibilidade da empresa cumprir as normativas e atingir os indicadores. “Antes, tínhamos capacitação com carga horária maior, que não atendia à nossa realidade de operação, principalmente para a equipe de manutenção, que é mais enxuta. Agora, conseguimos capacitar nossos colaboradores e acredito que outras empresas irão buscar este treinamento”, disse Gisele Freitas Moura.

Ela destaca que o treinamento também traz muitas informações e material sobre o bloqueio de energia perigosa. “A gente teria um custo alto para capacitar dentro do sistema LOTO e, junto com o curso, já recebemos este conhecimento para bloquear as máquinas e realizar a manutenção de forma segura”, ressaltou.

Alexandre Matos pontua que o novo curso propõe uma mudança cultural no ambiente de trabalho. “Os envolvidos passam a adotar as boas práticas de manutenção, identificando os riscos, fazendo o uso adequado dos dispositivos e priorizando a proteção de todos. Isso vai culminar em propriedades rurais com redução de custos em função de possíveis falhas operacionais e, consequentemente, mais produtivas”, finalizou.

Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, o novo curso será uma oportunidade para as empresas capacitarem seus colaboradores, com demanda expressiva no Triângulo Mineiro. “Aqui na região temos muitas usinas e grandes empresas do agronegócio que possuem maquinário próprio para suas atividades e que contam com equipes de manutenção”, completou.