A X Semana de Zootecnia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) contou com a parceria do Sistema FAEMG. Na manhã de terça-feira (10), o gerente regional de Uberaba, Caio Oliveira, abriu a programação de palestras do evento com o tema “A importância da gestão na bovinocultura de corte e de leite”. A Semana é organizada pelo Diretório Acadêmico de Zootecnia, no campus Uberaba, e segue até sexta-feira (13).
O professor do curso de Zootecnia da instituição, Rodrigo Leitão, explica que o evento já virou tradição e marca as comemorações do Dia do Zootecnista, celebrado em 13 de maio, com ações voltadas aos alunos de todos os períodos do curso. “As atividades extraclasse são fundamentais para a formação dos alunos, que precisam, cada vez mais, sair da sala de aula e ter este contato com outras situações fora da matriz curricular. Temos tido êxito nas parcerias da instituição com várias entidades, como o Sistema FAEMG, que tem uma experiência e abrangência na área”, afirmou.
Em sua palestra, o gerente regional destacou que a gestão é a ferramenta que auxilia na condução da atividade rural. “Papel e caneta na mão é o primeiro passo para fazer uma gestão eficiente”, disse Caio Oliveira, ao destacar que o produtor não precisa ter um computador ou software para conhecer o seu fluxo de caixa, o custo de produção ou mesmo para fazer um planejamento de suas ações na propriedade.
O gerente do Sistema FAEMG também apresentou aos estudantes a metodologia inovadora do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), detalhando os passos do diagnóstico, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional e avaliação dos resultados. “É preciso saber analisar os dados para tomar decisões eficientes. Vocês serão profissionais que, em breve, estarão no mercado para auxiliar o produtor rural nesta tarefa”, completou.
Ainda no primeiro período do curso, o aluno Diego dos Santos Silva já sabe a importância do tema para a sua formação. “Foi muito interessante. Vejo que tem uma deficiência grande no mercado em relação à gestão e, assistindo a palestra, abre uma visão para a gente buscar melhorias, tanto no aspecto pessoal como profissional. A intenção é aplicar este conhecimento em nossa profissão, especialmente junto à agricultura familiar”, comentou.
Thamires Silva Borges, aluna do 3º período, também aprovou o conteúdo. “A palestra foi bem informativa, trazendo um tema que até então eu não tinha visto de forma tão ampla. Vai contribuir muito na minha formação”, concluiu.
A programação da X Semana de Zootecnia do IFTM inclui várias palestras e minicursos com especialistas, sobre temas como agro marketing, melhoramento genético animal em bovinos de corte na prática, suplementação mineral para bovinos, afecções podais em ruminantes, técnicas de manejo para a apicultura, entre outros, e ainda mesa redonda com ex-alunos.