O Sistema FAEMG/SENAR/INAES apoiou o 17º Seminário de Apicultura do Norte de Minas, promovido pela Codevasf. O encontro, que reúne cerca de mil apicultores em Montes Claros a cada edição, foi totalmente on-line neste ano devido à pandemia da covid-19. A programação contou com palestra sobre Doenças e Pragas Apícola, ministrada pelo zootecnista, mestre em apicultura e técnico de campo do programa AgroNordeste, Franklin Amaro de Souza.
O evento contou com grande participação de produtores. “A sanidade apícola é um assunto que está muito evidente. Com a incidência dessas doenças que estão aparecendo, os apicultores estão cada vez mais buscando se informar sobre o assunto”.
Segundo o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Marco Câmara, o seminário foi mais uma ação da empresa para a capacitação técnica e gerencial aos apicultores do Norte de Minas. “Acredito que proporcionamos o acesso de pequenos produtores rurais a novas informações e tecnologias e também promovemos a troca de experiências entre os apicultores”, afirmou.
Programação
Também houve o painel sobre "Gestão & Negócios na Apicultura Oportunidades e Desafios”, com participação de Arleandro Rodrigues, do Sebrae Minas; Jorge Medrado Fernandes, do Banco do Nordeste; Ailton José Vieira, do Sistema Sicoob/Credinor, e de um representante do Banco do Brasil. O evento foi encerrado com a palestra "Produção Comercial de Pólen Apícola", ministrada por Robson de Souza Raad, consultor de apicultura da Codevasf.
Também apoiaram o evento o Sebrae Minas, a Cooperativa de Apicultores do Norte de Minas - Coopemapi e a Emater. O evento foi transmitido pelo canal da Codevasf no Youtube.