Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Agrogenética em Curvelo

FEIRA
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA
22/10/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Durante quatro dias, o Sistema Faemg marcou presença na terceira edição da Feira Agrogenética em Curvelo, promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, Associação Mineira dos Criadores de Zebu (AMCZ) e Núcleo Marchador das Gerais, no Parque de Exposições Antônio Ernesto de Salvo. O objetivo do evento é reunir, em um mesmo ambiente, produtores e especialistas para a expansão agropecuária da região, difusão de tecnologias e fortalecimento do produtor rural.

Durante visita ao evento, na última sexta (21/10), o presidente do Sistema Faemg, Antônio de Salvo, destacou a atuação do agro como responsável por movimentar boa parte do PIB mineiro e brasileiro, e o quanto é importante que o setor ultrapasse as fronteiras dentro das porteiras e mostre suas ações de melhorias internas em gestão e genética para ser cada vez mais respeitado e valorizado.

O consultor de negócios do Sistema Faemg, Wilson Moura; a Agente de Desenvolvimento Rural pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo, Janaína Fonseca e o presidente do Sistema Faemg, Antônio de Salvo

Ele explicou que feiras de negócios como a Agrogenética são o cenário perfeito para levar esta mensagem, em sua essência, às instâncias sociais e políticas. “Contudo, precisamos manter um governo mineiro que entenda as necessidades do nosso agro e de um governo federal que compreenda o que o produtor rural faz”, defendeu.

Além da forte atuação em 387 municípios por meio dos treinamentos gratuitos e programas especiais de assistência técnica e gerencial para proprietários e colaboradores da fazenda, o presidente reforçou os planos do Sistema em continuar contribuindo para o desenvolvimento da região. “Curvelo é uma cidade reconhecida por sua tradição na pecuária, mas está sendo transformada como candidata à fronteira agrícola devido ao processo de melhoramento contínuo nas lavouras de milho, soja e algodão”, disse.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo, Thiago Guimarães, revelou que a proposta da Agrogenética foge dos formatos convencionais das feiras agropecuárias.

“O conhecimento expande e transforma realidades. Queríamos agregar conhecimento, trazer novas ideias condizentes com o potencial das cidades do entorno. Certamente, todos que participaram entenderam como são os processos no meio rural, que o alimento não surge de um simples passar de cartão de crédito. É muito mais que isso! Envolve carinho,  pessoas dedicadas, que amam o meio ambiente e que tomam conta da terra porque ela é quem traz o alimento pra gente”.

Oportunidade

 

O produtor Sandro acredita que o conhecimento é o caminho para uma gestão mais eficiente no campo 

Em busca de atualização para o momento que está vivendo na propriedade que arrendou da família há pouco menos de dois anos, Sandro Avelar se inscreveu na palestra sobre Planejamento Patrimonial e Sucessório. Para ele, encontrar mão de obra preparada tecnicamente para os desafios do dia a dia no campo tem sido sua maior dificuldade.

“As oportunidades no campo existem e são infinitas, mas para fazer a diferença temos que ter ao nosso lado quem tenha segurança do que está fazendo. Temos esse olhar quando tratamos a propriedade como empresa”, alertou Sandro, que é pecuarista de leite da fazenda Várzea do Araçá, em Presidente Juscelino.

Programação

No primeiro dia (19/10), cerca de 700 pessoas reuniram-se para discutir a pauta “Mulheres do Agro mineiro unidas pelo Brasil", com a presença da ex-ministra da Agricultura e senadora eleita da República, Tereza Cristina, além de outras lideranças políticas.

 

Na quarta-feira (19/10), lideranças compareceram ao Parque de Exposições Antônio de Salvo para o evento  “Mulheres do Agro mineiro unidas pelo Brasil"

Ao longo da programação, de 19 a 22, quem passou pela feira teve acesso gratuito a palestras com convidados especiais e temas sobre plantio de soja, algodão e cooperativismo, Pró-Genética, shopping de animais, empresas ligadas ao agronegócio, equipamentos para comercialização, julgamento da raça Mangalarga Marchador e leilões com transmissão pelo Lance Rural. Além disso, diversos egressos em um dos cursos do Sistema Faemg também participaram, levando a tradicional Feira do Produtor, realizada às sextas, das 15h às 21h.

Faemg Digital

O consultor de negócios do Sistema Faemg, Wilson Moura, também esteve presente para apresentar as vantagens do Faemg Digital e dar início a um projeto-piloto na região que oferece descontos na compra de combustível.

“Fizemos contato com vários produtores e mostramos que, além de defender os interesses da classe, o Sistema Faemg atua com benefícios que impactam diretamente nos custos de produção, aumentando a produtividade”.