Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Além das fronteiras: São Tomé e Príncipe mostra interesse na expertise do SENAR MINAS

PARCERIA
ESCRITO POR SEDE, EM BELO HORIZONTE
03/12/2020 . SENAR

A excelência do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em metodologias para capacitar o produtor rural chegou à República Democrática de São Tomé e Príncipe, no continente africano. Gestores do governo daquele país reuniram-se esta semana com o SENAR MINAS sobre possibilidades de uma parceria técnico-financeira para treinar os agricultores locais, mais exatamente, da Ilha do Príncipe.

Na videoconferência, o secretário regional de Assuntos Sociais, Egino Santiago Pereira; o secretário de Desenvolvimento Rural, Hugo de Oliveira; e o técnico superior da Secretaria da Educação, José Menezes, explicaram que a agricultura é a principal atividade de muitas famílias e por isso estão em busca de capacitação para desenvolver mais o setor. Agroecologia, fruticultura, saúde bucal, olericultura, irrigação, boas práticas ambientais e utilitários com bambu são alguns temas de interesse para o país, que tem cerca de 15% do PIB (Produto Interno Bruto) sustentado pelo agro.

A partir da esquerda: Liziana Rodrigues, Bruno Rocha e Christiano Nascif

O superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, acompanhado da coordenadora de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Liziana Rodrigues, e do coordenador técnico Bruno Rocha de Melo, destacou os resultados positivos da assistência técnica e gerencial e apresentou as videoaulas e aulas virtuais ao vivo, formatos de treinamentos que podem ser feitos mesmo com as restrições da pandemia. O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Montes Claros, Dirceu Martins, também participou da reunião – foi por meio dele que o grupo conheceu o trabalho do SENAR, em 2018.

Egino Pereira, Hugo de Oliveira e José Menezes ficaram muito interessados na possibilidade de técnicos de São Tomé e Príncipe virem ao Brasil para serem treinados pelo SENAR e então multiplicarem a metodologia no país. Em um primeiro momento, no entanto, eles enviarão mais informações sobre a demanda de treinamentos lá para alinhamento técnico dos temas. “Foi uma reunião muito produtiva, espero que a consolidação de uma parceria seja também muito produtiva para todos nós”, avalia Hugo. “Será uma satisfação muito grande levar nossa experiência e também aprender com a experiência deles”, concluiu Christiano Nascif.

No alto, à esquerda, Dirceu Martins; abaixo, a partir da esquerda: Hugo de Oliveira, Egino Santiago e José Menezes