Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Alunos do IFNMG de Januária fazem cursos do SENAR

EVENTO HÍBRIDO
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
17/09/2021 . SENAR

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES foi parceiro na realização e também levou cursos e treinamentos para o VIII Simpósio de Ciências Agrárias do Norte de Minas Gerais (Sciagro), realizado pelo Instituto Federal na cidade de Januária. Ao todo foram sete temas, entre módulos presenciais e on-line. Participaram da programação acadêmicos, professores, pesquisadores, profissionais da área e produtores rurais da região do semiárido mineiro.

Promovido a cada dois anos, o Sciagro é um dos principais eventos científicos ligados à atividade rural da região. Ao todo foram seis dias de programação, com mais de 30 atividades. Estudante do nono período de agronomia, Pedro Henrique Alves Fagundes reconhece que os encontros científicos, ainda que em formato virtuais, são importantes para a formação profissional. No caso dele, uma das opções de capacitação foi o treinamento Criação de Frangos e Galinhas Caipiras.

“Eu fiz no início do ano um treinamento de irrigação e gostei bastante do método de ensino do Sistema FAEMG. A gente vê aqui nas disciplinas da faculdade muita coisa, mas não é tão específico e focado. Acaba que temos muita teoria que às vezes são colocadas em prática em locais com cotidiano diferente do Norte de Minas - e conhecer a região é essencial na nossa atividade. O SENAR ensina com essa adaptação à região”. 

Além da capacitação escolhida pelo aluno, foram realizados também os treinamentos de Operação de Drone, Práticas Conservacionistas do Solo e da Água, Saúde do Solo, Gestão Financeira e Horta em Casa. Para o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Montes Claros, Dirceu Martins, este tipo parceria garante resultados diretos na atividade rural e a proposta é que novas ações conjuntas ocorram. 

“O Instituto Federal do Norte de Minas é um grande parceiro. Tem uma capilaridade muito grande, não só no Norte como também no Vale do Jequitinhonha, atuando diretamente na formação de alunos voltados para o mercado de trabalho do agro. Buscamos externar e consolidar essa parceria, de uma forma cada vez mais forte. Estamos, inclusive, em conversas com a reitoria do Instituto em Montes Claros para alinharmos projetos ainda mais efetivos”.  

Curso de operação de drone foi um dos ofertados durante o evento

Futuro profissional 

Deyvison da Silva Gonçalves é membro da empresa Jr. Agrijan, criada pelos acadêmicos para prestação de serviços agropecuários na cidade e região. Por conta do trabalho no projeto, ele já tem bom contato com a área que está se preparando, engenheira agronômica, e vê nos cursos e treinamentos ofertados durante o Simpósio do IFNMG mais uma oportunidade de ampliar conhecimentos. 

“É importante para nós, estudantes, por mesclar o mundo acadêmico com a prática, dando vivência para o que aprendemos na sala de aula. Tivemos aqui diversos temas ligados à agricultura, dando uma oportunidade de sair do engessamento teórico”. 

A opção dele foi pelo treinamento para operação de drone. Deyvison recorda que já precisou dos conhecimentos destas tecnologias para o trabalho em campo, como para coleta de dados que integram o cadastro ambiental rural (CAR). A partir de agora, o horizonte é de mais oportunidades. “A atuação do drone na agricultura vem crescendo muito, e aqui na região não é diferente. Quem é profissional da área precisa se adequar a essa nova tecnologia. Com o drone é possível fazer mapeamento e monitorar pragas e doenças, identificar problemas para correção da adubação, chegar até áreas de difícil acesso, de cerrado, vegetação fechada, etc., otimizando o serviço”. 

Os cursos, treinamentos e palestras on-line ficarão à disposição na plataforma do evento, no site www.sciagro.ifnmg.edu.br.