Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

ATeG: bons resultados e ampliação na regional de Varginha

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL
ESCRITO POR GISELE NISHIYAMA, DE VARGINHA
29/11/2022 . SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Pecuaristas de Passa Quatro tiveram a oportunidade de conhecer o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar sobre Bovinocultura de Leite. Já em Carmo da Cachoeira, apicultores e cafeicultores participaram de uma reunião para saber das mudanças promovidas pelo programa na região. Os dois encontros ocorreram na sede dos Sindicatos de Produtores Rurais desses municípios, onde o gerente do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira, apresentou os produtos e serviços disponibilizados aos produtores rurais.

O gerente da regional Varginha, Caio Oliveira, passando informações na reunião em Passa Quatro

“Queremos levar mais oportunidades aos produtores para desenvolver ações que fortaleçam as cadeias atendidas. A apicultura, em especial, terá um olhar diferenciado, pois enxergamos que necessita de organização, estruturação e profissionalização”, afirmou o gerente do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira.

Em Passa quatro, 16 produtores mostraram-se interessados em dar continuidade às suas atividades produtivas de maneira mais eficaz. “Queremos orientar e auxiliar os produtores de leite, que está muito necessitada de assistência técnica e gerencial”, disse a mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Passa Quatro, Simone Motta.

Yasminn Dias apresentando os resultados do ATeG Apicultura

Em Carmo da Cachoeira, os resultados do ATeG Apicultura e do ATeG Café+Forte foram apresentados a 54 produtores. Um dos destaques foi o produtor que teve um aumento de 550% no número de colmeias. “Outro caso é o do produtor que, com apenas 17 colmeias, consegue uma renda fixa de R$ 1.000 mensais, com a venda do mel envasado. Os 27 produtores atendidos produziram pouco mais de duas toneladas de junho de 2021 a maio de 2022”, completou a técnica de campo do ATeG Apicultura, Yasminn Dias.

O técnico de campo, Cláudio Rosendo, apresentando os resultados do ATeG Café + Forte

Já o técnico de campo do ATeG Café+Forte, Cláudio Afonso Rosendo, contou que um produtor seguiu todas as recomendações da ATeG e, mesmo com a geada, a lavoura deve ter uma produtividade muito boa. “Além disso, tivemos também um produtor finalista na Semana Internacional do Café (SIC), o que demonstra que a região tem grande potencial para a produção de qualidade”.