Pecuaristas de Passa Quatro tiveram a oportunidade de conhecer o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar sobre Bovinocultura de Leite. Já em Carmo da Cachoeira, apicultores e cafeicultores participaram de uma reunião para saber das mudanças promovidas pelo programa na região. Os dois encontros ocorreram na sede dos Sindicatos de Produtores Rurais desses municípios, onde o gerente do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira, apresentou os produtos e serviços disponibilizados aos produtores rurais.
“Queremos levar mais oportunidades aos produtores para desenvolver ações que fortaleçam as cadeias atendidas. A apicultura, em especial, terá um olhar diferenciado, pois enxergamos que necessita de organização, estruturação e profissionalização”, afirmou o gerente do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira.
Em Passa quatro, 16 produtores mostraram-se interessados em dar continuidade às suas atividades produtivas de maneira mais eficaz. “Queremos orientar e auxiliar os produtores de leite, que está muito necessitada de assistência técnica e gerencial”, disse a mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Passa Quatro, Simone Motta.
Em Carmo da Cachoeira, os resultados do ATeG Apicultura e do ATeG Café+Forte foram apresentados a 54 produtores. Um dos destaques foi o produtor que teve um aumento de 550% no número de colmeias. “Outro caso é o do produtor que, com apenas 17 colmeias, consegue uma renda fixa de R$ 1.000 mensais, com a venda do mel envasado. Os 27 produtores atendidos produziram pouco mais de duas toneladas de junho de 2021 a maio de 2022”, completou a técnica de campo do ATeG Apicultura, Yasminn Dias.
Já o técnico de campo do ATeG Café+Forte, Cláudio Afonso Rosendo, contou que um produtor seguiu todas as recomendações da ATeG e, mesmo com a geada, a lavoura deve ter uma produtividade muito boa. “Além disso, tivemos também um produtor finalista na Semana Internacional do Café (SIC), o que demonstra que a região tem grande potencial para a produção de qualidade”.