O Programa AgroNordeste, do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, promoveu o evento Café Sustentável em Mata Verde, fomentando a união e o fortalecimento do grupo de cafeicultores, que recebe assistência técnica e gerencial no município.
A técnica de campo do programa, Flaminia Rosa Campos Ferreira, disse que o evento foi consequência do trabalho desenvolvido desde agosto, quando o programa chegou ao município. “O Café Sustentável serviu para incentivar a produção cafeeira no município e direcionar os produtores para novas oportunidades e agregação de conhecimentos”. Ela também ressaltou a relevância que a região tem para o cultivo do café Conilon e não apenas o Arábica.
No evento, os produtores participaram de palestra sobre certificação e sustentabilidade na cafeicultura, ministrada por Wesley Gomes dos Santos, e também tiveram a oportunidade de visitar a propriedade rural do cafeicultor Gilson Maia, onde implantou um experimento com 40 genótipos de Café Conilon para avaliações de adaptação na região, em parceria com grandes centros de pesquisa na área de café.
Para o palestrante, que também é técnico do ATeG em Capelinha, a certificação é uma garantia para o consumidor de que as propriedades seguem boas práticas agrícolas em todos os estágios da produção, atendendo também às normas ambientais e trabalhistas.
“O evento foi muito interessante. Vejo que temos muito para aprender e, principalmente, buscar aplicar na propriedade para melhorar o manejo na cafeicultura”, avaliou o produtor atendido pelo AgroNordeste, Ilvando Teixeira Salomão.