Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Comissão de Pecuária de Leite discute planejamento para 2023

CT PECUÁRIA DE LEITE
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO
01/03/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Grupo tem norteado sua atuação e criado soluções a partir das demandas dos produtores rurais

 

A Comissão Técnica de Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar se reuniu na última segunda-feira (28/02), para o segundo encontro do grupo neste ano. O foco da reunião foi o planejamento das ações prioritárias da comissão para 2023. Na abertura, o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, parabenizou a comissão pelo comprometimento e trabalho atuante, sempre trazendo apontamentos relevantes para a cadeia produtiva. “A comissão atua para vencer os desafios da atividade. Estamos aqui para atender os produtores rurais que estão na ponta. Estas discussões nos ajudam a entender melhor os desafios da cadeia e direcionarmos os nossos esforços”, afirmou Laguardia.

 De acordo com o presidente da comissão, Jônadan Ma, alguns aspectos do planejamento foram apresentados, entre eles: as ações para profissionalização dos produtores nas regionais, o marketing da cadeia produtiva, os dados do custo de produção dos produtores do ATeG e os projetos regionais de manejo e conservação de água e solo nas estradas vicinais. Também foram destacadas ações que visam o aprimoramento do projeto de compras coletivas insumos e produção leite e o suporte efetivo às negociações entre produtor e indústria. “É um trabalho que precisamos desenvolver conjuntamente e que, grande parte, depende dos membros locais da comissão, que também são os vice-presidentes regionais, para termos mais efetividade em nossas soluções”.

     Nesta oportunidade, também foram apresentados dois novos projetos aprovados pelo Comitê de Projetos do Sistema Faemg Senar, o projeto Sanidade Bovina, com foco no controle de Brucelose e Tuberculose e o de Melhoramento Genético através da utilização da FIV, ambos criados e executados pelo Sistema Faemg Senar. Para a Analista de Agronegócio, Mariana Simões, a Comissão Técnica de Pecuária de Leite tem norteado as suas ações em um plano construído a partir da identificação dos gargalos da atividade, como exemplo os dois projetos mencionados anteriormente, que surgiram como plano de ação a partir do diagnóstico realizado pelo ATeG. “Os membros são produtores e sentem na pele os desafios da cadeia, então sempre trazem sugestões e demandas muito relevantes para discussão e busca de soluções práticas”, garante.