Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Curso de seleiro gera oportunidade de trabalho e renda

OPORTUNIDADE DE RENDA
ESCRITO POR LUCIANA TRINDADE, DE VARGINHA
24/03/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O seleiro é o profissional responsável pela confecção de selas e acessórios essenciais para a lida diária com cavalos. Em regiões com forte presença do agronegócio, esse tipo de artesanato é bastante procurado, sendo, inclusive, uma excelente fonte de renda para quem atua no setor. Diante desse cenário e com o propósito de fomentar a capacitação profissional de trabalhadores e produtores rurais, o Sistema Faemg Senar promoveu em Varginha, no Sul do Estado, cursos e oficinas dessa profissão.

Atividades utilizaram materiais como nylon e corda para desenvolvimento dos equipamentos

O curso e a oficina “Peças utilitárias com seda e nylon com nós” ocorrem de 20 a 26 de março, durante a realização da 4ª Exposição Brasileira do Criador de Mangalarga Marchador. O evento reúne criadores de todo o país em busca de visibilidade e valorização dos animais. Durante as atividades, os participantes aprenderam a confeccionar peças importantes no manejo com os cavalos, como cabresto, cabeçada (item que segura a embocadura na boca do animal), rédeas, arreios, além de vários tipos de traças usando nylon e corda.

Para o gerente do Escritório Regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira, essas capacitações são uma maneira de resgatar o ofício de seleiro que, a cada ano, tem ficado mais escassa. “Já não é muito comum encontrar seleiros profissionais atuando nas propriedades rurais e, por isso, quem tem qualificação nessa área, certamente, está à frente de outros trabalhadores, aumentando suas possibilidades de ganhos financeiros e colocação no mercado de trabalho”, analisou o gerente.

Este foi o propósito do mecânico Pedro Leonardo Grande Lima, ao se matricular no curso. “Essa oportunidade vai me ajudar a ter uma renda extra, pois são peças muito importantes no dia a dia rural”, diz. Já o estudante de Veterinária Gabriel Dutra de Oliveira viu no curso a oportunidade de se destacar na área de equinos, em que irá se especializar. “Ter esse conhecimento sobre as ferramentas de trabalho com os cavalos é um grande diferencial, além de gerar uma renda extra com a fabricação das ferramentas. Foi muito gratificante pegar uma simples corda e transformá-la em uma ferramenta útil e bonita”, diz.