
O desenvolvimento de uma nova rota deve impulsionar o turismo rural no Triângulo Mineiro. O trajeto passa pelas antigas estações ferroviárias da Mogiana, entre as cidades de Uberaba, Conquista e Sacramento. O roteiro foi explorado durante o curso Empreendendo Turismo no Espaço Rural, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento.
“Nossa ideia é fortalecer o turismo na região, focando nos produtores rurais que têm potencialidades neste itinerário. No curso, fizemos uma visita às estações e outras atrações, verificando melhorias necessárias para tornar a rota atrativa ao turista, com opções para conhecer a culinária local, cachoeiras e até alambique”, explica o Agente de Desenvolvimento Rural do Sindicato, Johnny Andrade.
O roteiro começa no Museu dos Dinossauros e Estação de Peirópolis, bairro rural que hoje integra o Geoparque Uberaba, reconhecido pela Unesco. Ao longo do trajeto, estão outras seis estações ferroviárias, além de duas cachaçarias e a Gruta dos Palhares, uma das principais atrações de Sacramento. O instrutor do Sistema Faemg Senar, Fábio Hosken, destaca que o objetivo do curso foi capacitar os empreendedores para que o roteiro seja bem estruturado.
“A intenção é levar o turista para o meio rural, para que ele possa ficar mais tempo na região, ampliando o raio de ação do Geoparque. Ao invés de ficar só um dia, ele pode explorar empreendimentos de turismo rural bem-preparados. Isso traz mais renda e desenvolvimento sustentável aos produtores rurais”, afirmou.
O casal de produtores Patrik e Maria Aparecida Batista querem investir no turismo na propriedade em Sacramento, que tem vista para o Rio Grande. “A ideia é começar com chalés e depois apostar na culinária. Achei esse roteiro bem elaborado e muito promissor”, concluíram.