Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Curso incentiva nova rota turística no Triângulo Mineiro

TURISMO RURAL
ESCRITO POR POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
17/11/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Alunos na Gruta dos Palhares, em Sacramento, um dos atrativos da rota

O desenvolvimento de uma nova rota deve impulsionar o turismo rural no Triângulo Mineiro. O trajeto passa pelas antigas estações ferroviárias da Mogiana, entre as cidades de Uberaba, Conquista e Sacramento. O roteiro foi explorado durante o curso Empreendendo Turismo no Espaço Rural, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento.

“Nossa ideia é fortalecer o turismo na região, focando nos produtores rurais que têm potencialidades neste itinerário. No curso, fizemos uma visita às estações e outras atrações, verificando melhorias necessárias para tornar a rota atrativa ao turista, com opções para conhecer a culinária local, cachoeiras e até alambique”, explica o Agente de Desenvolvimento Rural do Sindicato, Johnny Andrade.

O roteiro começa no Museu dos Dinossauros e Estação de Peirópolis, bairro rural que hoje integra o Geoparque Uberaba, reconhecido pela Unesco. Ao longo do trajeto, estão outras seis estações ferroviárias, além de duas cachaçarias e a Gruta dos Palhares, uma das principais atrações de Sacramento. O instrutor do Sistema Faemg Senar, Fábio Hosken, destaca que o objetivo do curso foi capacitar os empreendedores para que o roteiro seja bem estruturado.

Visita a uma das antigas estações da Mogiana, na nova rota turística

“A intenção é levar o turista para o meio rural, para que ele possa ficar mais tempo na região, ampliando o raio de ação do Geoparque. Ao invés de ficar só um dia, ele pode explorar empreendimentos de turismo rural bem-preparados. Isso traz mais renda e desenvolvimento sustentável aos produtores rurais”, afirmou.

O casal de produtores Patrik e Maria Aparecida Batista querem investir no turismo na propriedade em Sacramento, que tem vista para o Rio Grande. “A ideia é começar com chalés e depois apostar na culinária. Achei esse roteiro bem elaborado e muito promissor”, concluíram.