Reunião realizada na sede do Sistema Faemg Senar concretizou o primeiro passo para que a prefeitura de Belo Horizonte
apoie eventos realizados pela instituição
Busca constante pela criação de novas pontes e ampliação de parcerias. Este foi o tom da reunião realizada, nesta terça-feira (07/03), entre a Gerência de Relações Institucionais e Governamentais (SRIG) do Sistema Faemg Senar e a equipe da prefeitura de Belo Horizonte, liderada pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria.
A abertura da reunião foi feita pelo vice-presidente, Ebinho Bernardes, que destacou a importância das parcerias tanto para o poder público municipal quando para o produtor rural. “Essa será uma parceria de muito sucesso para o Sistema e para a prefeitura de Belo Horizonte. Nossa sede é na capital, mas representamos cerca de 400 sindicatos localizados no interior de Minas, trabalhamos com a ponta da cadeia produtiva. De nossa parte, não faltarão esforços para que possamos trabalhar juntos”, afirma.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria, o objetivo inicial do encontro de hoje é entender qual a contribuição que a administração municipal pode dar ao setor do agronegócio. “Nós sabemos que são muitas as possibilidades e viemos aqui para conhecer e entender a série de ações que a Faemg, o Senar e os sindicatos já realizam na cidade, a fim de que possamos nos colocar à disposição e estarmos cada vez mais presentes nestas ações”.
De acordo com a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Belo Horizonte, Darklane Rodrigues, várias áreas de atuação da prefeitura têm interface com o trabalho desenvolvido pelo Sistema Faemg Senar. É o caso das políticas públicas de alimentação e segurança alimentar. Para Darklane, apesar de BH não ter área rural, a prefeitura desenvolve estratégias da política de agricultura familiar, que implicam em diálogo com produtores, cooperativas e sindicatos de todo o estado. “Para nós, do poder público, será muito bom, pois vamos ampliar a possibilidade de compra da agricultura direto do produtor para a merenda escolar e para os restaurantes populares. A Faemg é que vai nos ajudar na formação, qualificação e organização desses agricultores, para que a gente construa pontes, melhore a vida do produtor e, ao mesmo tempo, faça com que nosso cidadão tenha sempre o melhor alimento à mesa”, acrescenta.
O superintendente de Relações Institucionais e Governamentais, Altino Rodrigues Neto, garante que está otimista com o resultado do encontro com os representantes do governo municipal. “Demos o primeiro passo rumo à uma grande oportunidade para abrir um relacionamento com a prefeitura para que vai passar a colaborar nos eventos promovidos pela Faemg, uma vez que esses grandes eventos, como o Festival do Queijo Artesanal de Minas e a Semana Internacional do Café, também são muito produtivos e favoráveis para a cidade de Belo Horizonte”, garante Altino.
Também participaram do encontro o consultor, Fábio Caldeira, e o analista, Caio Coimbra, ambos da Superintendência de Relações Institucionais e Governamentais; o superintendente de Administração e Finanças, Silas Canedo; a Gerente de Sustentabilidade, Mariana Ramos; a Gerente de Formação Profissional e Promoção Social, Liziana Rodrigues; a advogada Fernanda Helena Silva Abreu e o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica da PBH, Sérgio Augusto Domingues.