Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Dada a largada para parcerias com a PBH

PARCERIA
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO
07/03/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Reunião realizada na sede do Sistema Faemg Senar concretizou o primeiro passo para que a prefeitura de Belo Horizonte 

apoie eventos realizados pela instituição

 

Busca constante pela criação de novas pontes e ampliação de parcerias. Este foi o tom da reunião realizada, nesta terça-feira (07/03), entre a Gerência de Relações Institucionais e Governamentais (SRIG) do Sistema Faemg Senar e a equipe da prefeitura de Belo Horizonte, liderada pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria.  

A abertura da reunião foi feita pelo vice-presidente, Ebinho Bernardes, que destacou a importância das parcerias tanto para o poder público municipal quando para o produtor rural. “Essa será uma parceria de muito sucesso para o Sistema e para a prefeitura de Belo Horizonte. Nossa sede é na capital, mas representamos cerca de 400 sindicatos localizados no interior de Minas, trabalhamos com a ponta da cadeia produtiva. De nossa parte, não faltarão esforços para que possamos trabalhar juntos”, afirma.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria, o objetivo inicial do encontro de hoje é entender qual a contribuição que a administração municipal pode dar ao setor do agronegócio. “Nós sabemos que são muitas as possibilidades e viemos aqui para conhecer e entender a série de ações que a Faemg, o Senar e os sindicatos já realizam na cidade, a fim de que possamos nos colocar à disposição e estarmos cada vez mais presentes nestas ações”.

De acordo com a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Belo Horizonte, Darklane Rodrigues, várias áreas de atuação da prefeitura têm interface com o trabalho desenvolvido pelo Sistema Faemg Senar. É o caso das políticas públicas de alimentação e segurança alimentar.  Para Darklane, apesar de BH não ter área rural, a prefeitura desenvolve estratégias da política de agricultura familiar, que implicam em diálogo com produtores, cooperativas e sindicatos de todo o estado.  “Para nós, do poder público, será muito bom, pois vamos ampliar a possibilidade de compra da agricultura direto do produtor para a merenda escolar e para os restaurantes populares. A Faemg é que vai nos ajudar na formação, qualificação e organização desses agricultores, para que a gente construa pontes, melhore a vida do produtor e, ao mesmo tempo, faça com que nosso cidadão tenha sempre o melhor alimento à mesa”, acrescenta.

O superintendente de Relações Institucionais e Governamentais, Altino Rodrigues Neto, garante que está otimista com o resultado do encontro com os representantes do governo municipal. “Demos o primeiro passo rumo à uma grande oportunidade para abrir um relacionamento com a prefeitura para que vai passar a colaborar nos eventos promovidos pela Faemg, uma vez que esses grandes eventos, como o Festival do Queijo Artesanal de Minas e a Semana Internacional do Café, também são muito produtivos e favoráveis para a cidade de Belo Horizonte”, garante Altino.

Também participaram do encontro o consultor, Fábio Caldeira, e o analista, Caio Coimbra, ambos da Superintendência de Relações Institucionais e Governamentais; o superintendente de Administração e Finanças, Silas Canedo; a Gerente de Sustentabilidade, Mariana Ramos; a Gerente de Formação Profissional e Promoção Social, Liziana Rodrigues; a advogada Fernanda Helena Silva Abreu e o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica da PBH, Sérgio Augusto Domingues.