Cerca de 150 cafeicultores da região de Pocrane, no Vale do Rio Doce, participaram do Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte, promovido pelo Sistema FAEMG em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Pocrane. O evento ocorreu na fazenda Três Corações (Doutor Paulo Brum) e trabalhou temas específicos para a cafeicultura, em especial o café conilon, de forma teórica e prática.
Manejo da poda para obtenção de alta produtividade foi o tema abordado pelo técnico de campo do ATeG, Kaio Dias Braga. “Foi um grande evento, em que os participantes puderam se entrosar e sanar muitas dúvidas. Na parte teórica, falei como era a fisiologia de planta e, em seguida, levei o pessoal a campo para mostrar, na prática, questões como poda e espaçamento”.
Em seguida, foi a vez do supervisor do ATeG Café+Forte, Sebastião Brinate, falar sobre “Qualidade versus reconhecimento do café conilon mineiro”. “O Leste de Minas engloba boa parte da Região das Matas de Minas, onde praticamente todos os municípios produzem café e, em Pocrane, não é diferente. Achei importantíssimo o interesse dos cafeicultores que participaram e obtiveram mais conhecimento para a evolução do café conilon na região”.
Para o técnico de campo Gean Lopes Stofel, o Dia de Campo foi muito bom, mesmo no início do período de colheita do café. “Os cafeicultores encontraram tempo e se dispuseram a vir. Falei sobre a importância do planejamento antes de implantar uma lavoura, sobre materiais e clones mais adequados. Falei também sobre a escolha do sistema de irrigação e a importância do bom preparo do solo”.
Por fim, o técnico de campo Francismar Silva Coelho destacou a gestão de propriedades cafeeiras. “Conversamos muito sobre o gerenciamento que precisa ser alinhado com a parte técnica, falamos sobre custo de produção na atividade, custo operacional efetivo (COE), custo operacional total (COT), custo total (CT). O ATeG Café+Forte vem fazendo a diferença na atividade de café conilon na região, trazendo números positivos e resultados interessantes”.
Sucesso
“Quero registrar o meu agradecimento e o meu elogio a todos que estiveram envolvidos direta e indiretamente nesse evento. A reação das pessoas foi muito positiva, tivemos um retorno muito favorável. Os cafeicultores demonstraram bastante interesse”, ressaltou o gerente regional do Sistema FAEMG em Governador Valadares, Luiz Ronílson Paiva.
“Investiremos cada vez mais na capacitação e qualificação dos nossos produtores, por meio da parceria com o Sistema FAEMG. É importante que todos cresçam na cadeia produtiva. Muito em breve, teremos uma série de palestras para maior aperfeiçoamento das nossas atividades agropecuárias”, declarou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pocrane, Gilmar Laignier de Souza.
O prefeito de Pocrane, Ernane Jose de Macedo, prestigiou o evento. Também marcaram presença o analista técnico regional Cleberty José Rodrigues Ferreira e os mobilizadores Samuel Gonçalves Batistas e Marco Antônio Ferreira.