Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Diário Sistema FAEMG - edição 15 de setembro

NOTÍCIA
ESCRITO POR ASCOM
15/09/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

CONSELEITE MG

O Conseleite-MG apontou alta de 1,3% no Valor de Referência do Leite Padrão em setembro, em comparação com agosto. A expansão foi puxada pelos principais derivados que compõem o mix de produtos, como o leite UHT, leite em pó, muçarela e leite condensado. 

Saiba mais:
http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/valores-de-referencia-setembro
 

 

ENERGIA E CRISE HÍDRICA

Foi promovido, hoje, o 2º Warm Up do ENASE 2021, do CanalEnergia. Entre os temas debatidos, a crise hídrica e seus efeitos foi destaque.

“Há constatação de que nos últimos anos ocorreu aumento da capacidade de ‘geração’ de energia em 85% (construção de usinas hidrelétricas), mas de apenas 15% na ‘reservação de água’ (usinas a fio d’agua) – e isso diminui a geração efetivamente na fonte hidráulica. Nesse sentido, há a necessidade de expansão da base de geração da matriz energética brasileira por outras fontes. Ainda que, de certa forma, outras fontes entraram em cena e ampliaram sua participação, nos últimos anos, há grande oportunidade para o agronegócio, na geração por biomassa e em áreas rurais para a fonte fotovoltaica. Mais há ainda a ponderação sobre a importância de que os efeitos das mudanças climáticas entrem efetivamente no planejamento do setor elétrico, das empresas, no risco da atividade. E, por sua vez, de forma estratégica pelo Governo, para que não tenhamos aumento de custos – ainda maiores – para os consumidores. Já estamos enfrentando bandeiras tarifárias e outros tributos e encargos que oneram muito. De forma estrutural, é preciso especialmente para os produtores rurais o atendimento às demandas de energia para continuarmos produzindo e para ampliarmos a produção. A energia é fundamental para o setor produtivo.”
Aline Veloso, gerente Técnica do Sistema FAEMG

 

ATeG e Agro.BR

Foi dado mais um passo na estratégia para execução do ‘projeto piloto entre Programa ATeG e Agro.BR. A gerente Técnica do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Aline Veloso, e o consultor do Projeto Agro.BR em Minas, Ricardo Abreu, se reuniram com equipe do Sistema CNA e de Federações da Agricultura e Pecuária selecionadas, da Bahia e do Rio Grande do Sul, para tratar de Dia de Campo de Apicultura, que será realizado pela Regional do Sistema FAEMG em Montes Claros.

“Informamos à CNA as ações realizadas no Sistema FAEMG, direcionadas para o ‘piloto’ e o direcionamento para realização de palestra sobre o Agro.BR no Dia de Campo da Apicultura, que será realizado em Japonvar, em 24/9, na Regional do Sistema FAEMG em Montes Claros. A oportunidade é de que os produtores assistidos pelo Programa ATeG e demais ali presentes tomem conhecimento sobre as nossas ações para aprimoramento da produção,por meio da assistência técnica e, especialmente, para a comercialização internacional. A partir da resposta do questionário, estruturaremos o direcionamento da produção para um ’projeto exportador’, um parceiro aderido ao Agro.BR para a exportação.”
Aline Veloso, gerente Técnica do Sistema FAEMG

“É perceptível o aumento da demanda por mel e outros produtos da cadeia apícola produzidos em Minas e em outros estados, montando empresas e vindo buscar produtos aqui. Queremos manter a comercialização em Minas Gerais. A estratégia é criar modelo que possa beneficiar ao máximo o produtor, dentro de um formato para que tenham conhecimento do mercado internacional e possam ter os ganhos com a comercialização.”
Ricardo Abreu, consultor do Projeto Agro.BR - Escritório Estadual MG
 

 

VOZES DO AGRO – GADO DE CORTE


A fase de terminação do gado de corte é o tema do podcast Vozes do Agro. A gerente de Formação Profissional e Promoção Social do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Liziana Rodrigues, conversa com o professor-doutor Flávio Dutra Resende sobre o tema.

Para ouvir, basta clicar no link:
https://linktr.ee/podcastvozesdoagro

 

16/9 (QUINTA-FEIRA)
9h às 12h - Reunião da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da CNA (On-line)

14h30 - ESG: Conjunto de práticas Ambientais, Sociais e Governança (On-line)