Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Encontro em Alvinópolis destaca avanços no campo

TRANSFORMAÇÃO
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
06/03/2026 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

A transformação proporcionada pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e outras ações do Sistema Faemg Senar em Alvinópolis e região foram tema de reunião realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Alvinópolis nesta quinta-feira (5/3).

O superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr., participou do evento ressaltando o papel das entidades representativas no desenvolvimento do campo. Ele destacou a atuação exemplar da entidade que “trabalha pelo coletivo e se atenta às potencialidades da região oferecendo acesso à tecnologia, inovação e educação”. 

Entre 2022 e 2025, o Sindicato realizou 191 treinamentos, que resultaram na capacitação de mais de 1.750 pessoas. As atividades incluem cursos e assistência técnica e gerencial para as cadeias produtivas de bovinocultura de leite e de corte, apicultura e silvicultura. “Nossa estratégia é investir na diversificação da produção rural na região, e o ATeG é fundamental para os avanços que os produtores estão apresentando”, comentou o presidente do SPR, Wellington Magno de Figueiredo.

Programa ATeG

Na oportunidade, o gerente interino do ATeG, Wender Guedes, falou sobre a relevância do programa em todo o estado e esclareceu dúvidas sobre o funcionamento dos seis grupos do Sindicato.

Também foram apresentados os resultados do primeiro ano do Programa ATeG Bovinocultura de Corte em Alvinópolis, fruto de melhorias realizadas nas propriedades com o acompanhamento técnico.

Além de Wellington, o diretor do SPR, Paulo Henrique Paiva, acompanhou o evento junto a supervisores e técnicos de campo do ATeG que atuam na região de extensão de base da entidade. Também participaram do encontro representantes da Prefeitura e da Associação Comercial de Rio Piracicaba.

“Sindicato forte significa trabalho forte, e Alvinópolis é um exemplo da nossa regional. Eventos como esse são fundamentais para manter a sinergia entre a equipe do ATeG, o Sindicato e o Sistema em prol dos produtores”, disse o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Marcos Reis.

Equipe do SPR e do Sistema Faemg Senar

Potencialidades

O gerente de Agronegócio do Sistema Faemg Senar, Rafael Rocha, destacou o potencial da piscicultura na região, rica em água. “Minas é o terceiro maior produtor de tilápia do Brasil, a produção está em crescimento e a região tem potencial para expansão”, afirmou. 

O presidente do Sindicato também lembrou da piscicultura ornamental. “É uma área nova que conhecemos em um curso do Sistema. Vamos buscar mais informações e saber a viabilidade de implantação. Nosso objetivo é melhorar a vida do produtor rural”, afirmou.

Planejamento fiscal e legislação previdenciária 

O coordenador de Arrecadação do Sistema Faemg Senar, Isaías Claudiano, falou aos produtores sobre os principais impactos da reforma tributária na atividade rural, além das obrigações fiscais e previdenciárias. Segundo ele, a evolução e a profissionalização são fundamentais para a permanência no setor.

“É preciso arrumar a casa para a reforma tributária. O produtor precisa tratar a sua atividade como um negócio e ter controle efetivo de despesas e receitas. É importante também manter um contato mais regular com o contador”, orientou.