Olericultoras, fruticultoras, piscicultoras, avicultoras, bovinocultoras de leite, artesãs. São mulheres de cadeias produtivas diferentes, mas com um objetivo em comum: se organizar para dar mais sentido e força ao empreendedorismo feminino em Brumadinho. No entanto, era preciso preparação e conhecimento, por isso, elas participaram do primeiro encontro sobre “Cultura da Cooperação”, com o apoio do Sistema FAEMG e do Sistema OCEMG, que atua em benefício do cooperativismo mineiro.

As produtoras já vinham tentando articular uma reunião há cerca de um ano, mas não foi possível por causa da pandemia. “Recorremos a quem tem expertise no assunto e ajustamos os detalhes. O período em que comemoramos o mês da mulher foi escolhido com carinho, dando ainda mais sentido ao desejo de caminhar juntas na construção dessa visão de empoderamento e organização econômica, obter mais direcionamento e ganhar mais espaço para contar suas histórias incríveis por meio da produção rural”, revelou a técnica de campo Janaina Canaan. Ela conduziu o encontro junto das técnicas Larissa Lara, Vivianne Paulino Vasconcelos Costa e Cleidiane Rodrigues de Oliveira.
De acordo com a analista de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema OCEMG, Lidiane Arantes, a ação faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável Local, alicerçado no princípio do cooperativismo. Como resultado, espera-se fomentar a economia local e regional, sempre levando em consideração as culturas e tradições como ponto de partida para identificar as potencialidades e estruturar modelos de negócio de forma coletiva.

“Tivemos uma reunião de alinhamento maravilhosa. Escutamos as narrativas e as demandas e mostramos por que é importante trabalhar juntos, quais os benefícios e desafios”, contou Lidiane. Outros encontros estão previstos para a construção do diagnóstico, da metodologia coletiva e do plano de ação. “Apesar dos desafios em detrimento do rompimento da barragem, vi um grupo muito engajado e com poder de empreender individualmente. Juntas, então, será um sucesso”.
Para a produtora rural Sônia Celeghini, a reunião foi uma “injeção de ânimo para a mulherada”. Ela ficou surpresa com a quantidade de talentos que estão em busca de boas oportunidades. “Espero que a gente consiga evoluir e concluir nosso desejo de cooperativismo. As entidades têm muito a somar com o grupo”, comemorou.