Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Ensinando o agro para as novas gerações

AGRO NA ESCOLA
ESCRITO POR FLÁVIO CHRISTO, DE JUIZ DE FORA
24/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Primeira edição do Agro na Escola, novo programa do Sistema Faemg Senar, encerra com sucesso

Agro na escola foi realizado em Senhora dos Remédios

A união entre teoria e prática é uma ferramenta essencial no cotidiano dos educadores. Na Escola Municipal Coronel José Elói Benedito, em Senhora dos Remédios, alunos do 1º ao 5º ano vivenciaram essa abordagem com o programa Agro na Escola. Por meio de atividades como cultivo de plantas em garrafas pet, testes simulados com leite, visitas a fazendas e um concurso de desenhos, eles aprenderam de maneira prática e divertida sobre a importância da agropecuária na vida das pessoas.

Alunos visitaram propriedade rural da cidade

O projeto piloto, realizado entre os dias 13 e 20 de maio pelo Sistema Faemg Senar, Sindicato Rural de Barbacena e Prefeitura de Senhora dos Remédios, atendeu a 65 alunos. “As crianças passam a enxergar a agropecuária como uma possibilidade de futuro, para sua vida pessoal e profissional”, avaliou a analista de Promoção Social do Sistema, Michelle de Paula. Para gerar ainda mais interesse pelo setor agrícola, foi realizada uma visita a uma fazenda que produz leite. Nela, os alunos puderam vivenciar o dia a dia de uma propriedade rural.

Experimento com leite simulou teste de qualidade do produto

Percepções

Durante os seis módulos, o Agro na Escola abordou temas como sustentabilidade, segurança alimentar e a relevância do campo na produção de alimentos e produtos presentes no cotidiano. No encerramento, dia 20, os alunos foram incentivados a participar de um concurso de desenho, que teve como um dos vencedores o Josiel Elias Pereira, de 10 anos. “Aprendi muita coisa, foi muito legal todo o programa. Fizemos o experimento do leite colorido, que mostrou como analisam a qualidade do leite”, contou Josiel, que se referia ao “leite psicodélico”, uma experiência lúdica realizada com leite e tinta guache, que simulou com as crianças o teste da caneca, feito antes da ordenha.

Como premiação no concurso, as crianças ganharam um kit do Sistema Faemg Senar, com mochila, squeeze, lápis, caderno e produtos de higiene pessoal.

Alunos vencedores do concurso mostram seus desenhos

Quebrando um ciclo

O desconhecimento sobre a realidade da agropecuária é preocupante para uma cadeia que gera alimentos, empregos e renda. Este programa pioneiro tem potencial de ajudar a formar uma nova geração de cidadãos, que compreende a importância do agronegócio e mostra a necessidade de integrar o conhecimento sobre o assunto ao currículo escolar. ”Precisamos ensinar sobre o que nós fazemos para quebrar o ciclo de desinformação que ronda nosso setor”, afirmou o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora, Emerson Simão.

Profissionais de educação elogiaram a iniciativa. O retorno, de acordo com a secretária de Educação de Senhora dos Remédios, Daianny Guedes, foi positivo e engrandecedor. “Deu tudo certo! Os pais e as crianças estão muito satisfeitos. Esta é uma parceria que já estamos ansiosos para repetir”, afirmou. Ela diz que o sucesso entre os alunos também foi grande. “As turmas que não fizeram parte desta edição já estão pedindo à secretaria a chance de participar na próxima oportunidade”, completou Daianny.

Crianças fizeram cultivo de plantas em garrafas pet

O Agro na Escola é uma iniciativa que pode ser implementada em outros locais do país. O programa é capaz de contribuir para a construção de uma sociedade mais informada e engajada com as questões rurais e ambientais. O piloto do projeto está em desenvolvimento desde o ano passado. Agora, ele deve passar por ajustes e ser disponibilizado para outras regiões do estado.