Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Esforços contra a Resolução Semad/IEF 3.102/21

MEIO AMBIENTE
ESCRITO POR ASCOM
27/01/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG


A resolução conjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e do Instituto Estadual de Florestas (SEMAD/IEF) 3.102/21, que impõe grandes dificuldades para quem produz e empreende em Minas Gerais foi tema de reunião entre representante do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos com o secretário de Governo, Igor Eto. O encontro foi promovido por intermédio do deputado Coronel Sandro e contou com a presença virtual e presencial de consultores ambientais, representantes dos produtores rurais e de lideranças rurais do Noroeste de Minas.

A resolução praticamente torna inviável as atividades da produção rural e a implantação de empresas, em decorrência de exigências ambientais desproporcionais, que oneram em demasia o custo e tempo para obtenção da autorização para supressão. Minas assumiu a meta de desmatamento ilegal zero e esta resolução pressiona em caminho contrário, equivocadamente.
 
Os participantes pediram apoio do secretário para interceder junto ao governo para suspensão da eficácia da norma e seus termos de referência, e para que seja construído um texto alternativo, que possa de fato ser aplicado, com apoio e participação do setor produtivo, proporcionando os resultados positivos esperados. 

“Os produtores rurais são os maiores interessados em proteger o patrimônio ambiental que possuem. Para isso, precisam de renda, com o uso das áreas permitidas e plena função social da propriedade rural; e com mecanismos como o pagamento por serviços ambientais. Precisamos de uma norma cujo cumprimento seja viável e não venha a retirar produtor rural de sua atividade.”
Mariana Ramos, analista de Meio Ambiente do Sistema FAEMG