Encontro com parlamentares da ALMG mostrou os resultados do estudo ‘A imagem do agronegócio mineiro’
A diretoria executiva do Sistema Faemg Senar recebeu, na manhã desta terça-feira (7/5), deputados estaduais para uma conversa sobre a agropecuária em Minas Gerais. O presidente Antônio Pitangui de Salvo apresentou aos parlamentares os resultados da pesquisa “A imagem do agronegócio mineiro”, realizado pela instituição em parceria com a Quaest.
O estudo foi elaborado no ano passado e está sendo apresentado também aos produtores rurais e presidentes de sindicatos no Agro em Ação. “Os deputados precisam conhecer ainda mais qual a visão e imagem que o setor tem para os mineiros. Somos a atividade mais importante comparada às outras atividades e temos uma imagem muito positiva. A Assembleia Legislativa cada vez mais tem entendido isso e tem visto e votado positivamente em prol das nossas inúmeras demandas”, destacou o presidente Antônio de Salvo.
A pesquisa mostrou que a agropecuária é a principal atividade econômica do Estado para 41% dos mineiros. Ainda de acordo com os resultados, o setor é seguido pela mineração (22%) e indústria (14%). Sobre a imagem do agro, 78% enxergam a atividade agropecuária de maneira positiva, sendo que 26% atribuem à geração de empregos, 25% à produção de bens importantes e de qualidade, 12% ao desenvolvimento que proporciona ao estado, além de outros itens como geração de riqueza e influência na economia.
Deputados repercutem
Primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Minas Gerais (ALMG), o deputado Antônio Carlos Arantes participou da reunião representando o presidente da Casa, Tadeu Martins Leite.
“Fiquei muito feliz porque a gente percebe que o cidadão mineiro reconhece o agro como o setor mais importante do estado. A área urbana entendeu a importância do campo e isso se dá porque o produtor consegue produzir com qualidade e sustentabilidade e a Faemg tem muito a ver com isso”, destacou o parlamentar.
Para o presidente Comissão de Agropecuária e Agroindústria da ALMG, Raul Belém, os resultados da pesquisa podem balizar o trabalho na Casa. “Uma pesquisa muito importante e que vai servir de norte e estratégia para que possamos continuar trabalhando políticas públicas na Assembleia voltadas para o agro. Precisamos continuar juntos para que, de fato, possamos ter cada vez mais evolução no agronegócio de Minas Gerais”, pontuou Belém.
Na mesma linha, o presidente da Frente Parlamentar Agropecuária na ALMG, Coronel Henrique, frisou que os dados científicos só confirmam a importância do setor para a economia do estado, e destacou a necessidade de conscientizar cada vez mais a população das áreas urbanas sobre o trabalho desenvolvido no campo. “Eu vejo que, nas decisões dentro do parlamento mineiro, nós não temos dificuldade em apoiar pautas do agro. Mas quando temos a percepção de um aceite da população, esse trabalho fica ainda mais fácil”, observou.
Agenda política
O encontro nesta terça-feira segue uma série de agendas realizadas pela diretoria do Sistema Faemg Senar com representantes dos poderes legislativo e executivo no trabalho de representatividade dos produtores. Participaram da conversa os deputados: Antônio Carlos Arantes, João Júnior, Marli Ribeiro, Roberto Andrade, Dr. Maurício, Coronel Sandro, Gustavo Santana, Coronel Henrique, Bruno Engler, Raul Belém, Maria Clara Marra, Oscar Teixeira e Lud Falcão. Os deputados Mauro Tramonte e Tadeu Martins Leite, presidente da ALMG, enviaram representantes.
Pela diretoria do Sistema Faemg Senar, além do presidente Antônio de Salvo, participaram o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, o vice-presidente secretário, Ebinho Bernardes e os vice-presidentes: Antônio Jefersson Soares, Carlos Márcio Guapo, Frank Mourão Barroso, Geraldo Cézar Barcelos, Jane Guimaraes, José Alfredo Quintão, José Eder Leite, Marion Ferreira, Olivier de Paula, Ornelas Rodrigues, Paulo Henrique de Souza Lino, Paulo Ribeiro de Mendonça, Renata Guimarães Teixeira, Rodrigo Lorentz, Patrick Brauner, Thiago Bianchi e Valdemir Rabelo.
Todas as fotos do encontro estão disponíveis no Flickr do Sistema Faemg Senar. Clique aqui e acesse.