Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Família é premiada em quatro concursos de cafés especiais

QUALIFICAÇÃO
ESCRITO POR KAROLINE SABINO, DE LAVRAS
09/12/2021 . SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Os cafés do produtor Antônio Fortes Bustamante e de suas filhas Claudia e Cristiana Bustamante destacaram-se em concursos neste ano. Eles venceram o 1º Concurso EDUCARE – Cafés com Educação e Cuidado; conquistaram o 1º e 4º lugares no Concurso “Café com Toque de Mulher”, promovido pela AMECAFÉ; o 2° lugar no COCARIVE Speciality Coffee Competition 2021 (Concurso de cafés especiais COCARIVE 2021) e o 22º lugar no Cup of Excellence - Brazil 2021, o principal concurso de qualidade para café do mundo, ficando entre os aprovados para a fase internacional e aprovados no Brazil Select 2021, em que os lotes poderão ser oferecidos no “Marketplace MCultivo” ao valor de US$ 4,20/libra peso.

Para Cristiana, os cursos do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS foram fundamentais para a família alcançar esses resultados. “Eles proporcionam técnicas atualizadas, que vêm ajudando a melhorar a nossa produção. O cafeicultor já enfrenta desafios em seu dia a dia, por isso, se ele não se profissionalizar, o trabalho fica cada vez mais difícil”.

Os cafés receberam entre 87,87 e 90,56 pontos e são das fazendas Pedra Preta, em Jesuânia, com 1.400 metros de altitude, e Paraíso, em Conceição das Pedras, com 1.500 metros. (https://www.instagram.com/cafesoantonio/) O produtor Antônio, conhecido como “Sô Antônio”, sempre trabalhou com café e, desde 2008, produz cafés especiais. “Quero agradecer pelo interesse e disponibilidade do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS em ajudar os cafeicultores”, afirmou.

Em 2017, Claudia voltou do Mato Grosso para Minas Gerais para ajudar o pai e a irmã na administração das fazendas. Desde então, ela também começou a participar dos cursos do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS. “Todos foram excelentes e agregaram muito valor para nós. Só temos a agradecer ao Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS e aos instrutores, que são muito competentes. Os treinamentos têm nos ajudado a obter resultados cada vez melhores”, disse Claudia.

Cristiana e Claudia

Entre os treinamentos que eles fizeram, estão:  Pós-Colheita (preparo do café via seca e via úmida), Classificação e Degustação, Negociação e Comercialização, Torra de Café, Implantação Convencional, Administração de Empresas e Gestão Comercial. Além disso, as fazendas contam com a ajuda de 30 colaboradores, que já participaram de outros cursos relacionados a manuseio e manutenção de máquinas. “Os aprendizados se complementam. Existem possibilidades para quem está no gerenciamento e para quem está na lavoura”, comentou Cristiana.

“Um dos principais fatores para conseguir um café especial é o manejo nutricional. Produzir um café em um solo equilibrado quimicamente, biologicamente e fisicamente garante a produção de um fruto saudável e com qualidade superior. Com um pós-colheita bem planejado e executado, o cafeicultor terá a garantia da produção de um café especial. A família Bustamante, que vem colocando em prática esses manejos, está produzindo cafés fantásticos”, disse José Carlos de Oliveira, instrutor de alguns cursos que a família participou.