Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Feira de Agronegócios fortalece cultura do abacaxi em Frutal

FRUTICULTURA
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
01/08/2025 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

Conhecida como “Terra do Abacaxi”, a cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro, se destaca como a primeira no ranking de Minas Gerais, com uma produção de 52.800 toneladas em 2023. Para fortalecer esta cadeia produtiva, a 11ª Feira de Agronegócios do Abacaxi oferece aos produtores rurais uma programação com palestras com especialistas, rodada de negócios, expositores, entre outras atrações. A iniciativa é da Cooperativa dos Produtos Rurais de Aparecida de Minas (Coopercisco), juntamente com Sebrae, Prefeitura e Câmara Municipal de Frutal. O evento tem o apoio do Sindicato Rural de Frutal e do Sistema Faemg Senar.

O vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, participou da solenidade de abertura, na noite de quinta-feira (31), e destacou a importância do distrito de Aparecida de Minas, onde ocorre o evento. “Esta região concentra 75% da produção de abacaxi de Frutal e isso mostra que esta comunidade vive, de fato, esta cadeia produtiva. Fiquei impressionado com a qualidade da feira, com muitos estandes e empresas parceiras, e o trabalho que eles fazem de sucessão familiar, incentivando os filhos a permanecerem na atividade”, disse Ebinho.

Maxsuel, diretor do Sindicato e da Coopercisco; Nivaldo Pacheco, presidente do Sindicato;
gerente regional Ricardo Tuller e o vice-presidente Ebinho Bernardes

O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, foi um dos palestrantes com o tema “Sucessão no Campo”. “Esta comunidade é um exemplo de que o trabalho familiar pode transformar vidas. A produção de abacaxi é a base econômica de Aparecida de Minas, e os produtores têm a consciência da importância de dar continuidade a este negócio com as próximas gerações”, ressaltou Tuller.

A Feira de Agronegócios do Abacaxi continua até domingo (3/8), com palestras, rodada de negócios com lojistas regionais, demonstração das novas variedades pela Emater e Epamig e shows regionais.