Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Formação por Competência qualifica gestores de haras

FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA
ESCRITO POR LUCIANA RICARDINO, DE PASSOS
13/10/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Programa fortalece a equideocultura mineira e forma profissionais qualificados para o campo

A segunda turma de Minas Gerais do Programa de Formação por Competência (FPC) voltado à formação de Gestores de Haras foi finalizada na última sexta-feira (10/10), em Bambuí. O programa oferece uma qualificação completa, aliando o conhecimento técnico ao desenvolvimento de habilidades essenciais para o desempenho profissional e o fortalecimento do setor rural.

A formação foi realizada em parceria com o Sistema Faemg Senar e a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), e foi a primeira turma formada em conjunto ao Núcleo Mangalarga Marchador do Alto São Francisco, que atende Bambuí e outras 14 cidades.

O programa marca um importante avanço para a equideocultura em Minas Gerais. Segundo o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, o programa, criado em 2023, continua sendo um sucesso. “O projeto segue com a finalização dessa segunda turma, em Bambuí, com 540 horas de treinamento, aprendizado, práticas, dedicação e bons resultados. Através da cooperação entre instituições, estamos transformando vidas de homens e mulheres do campo, com base nos pilares da educação, da inovação e da formação profissional continuada".

Cristiana Gutierrez, presidente da ABCCMM, também comemorou a formatura da segunda turma. “Hoje, o Mangalarga Marchador ganha novos profissionais qualificados, preparados para trabalhar com mais conhecimento, mais técnica, responsabilidade pelo nosso cavalo. Agora temos profissionais prontos para atuar nos Haras de todo o país, contribuindo para o fortalecimento da equideocultura”.

Para a analista técnica da Formação Profissional Rural e coordenadora do programa, Marília Saraiva, investir em conhecimento é investir em pessoas, comunidades e no desenvolvimento do campo. "Ver o resultado desse trabalho em Bambuí nos enche de orgulho e confirma que estamos no caminho certo".

Em Bambuí, o programa contou com o apoio e o envolvimento direto de criadores e instituições parceiras que disponibilizaram estrutura e apoio técnico para as atividades. O presidente do Núcleo Mangalarga Marchador do Alto São Francisco, Diego Arlei Luís, destacou que o núcleo tem um papel de extrema importância no fomento da raça. “Essa parceria nos proporciona resultados muito positivos. Um deles, com certeza, é esse curso que estamos concluindo aqui em Bambuí, de formação de mão de obra qualificada, em parceria com a associação, com o Sistema Faemg Senar, com o IFMG de Bambuí, o Sindicato dos Produtores Rurais e criadores que disponibilizaram suas fazendas para as aulas práticas. É extraordinário para nossa região”. 

Durante o curso, os participantes vivenciaram uma formação completa, conduzida por instrutores experientes que abordaram desde o manejo básico até a gestão e o comportamento organizacional. “O Programa Formação por Competência em Equideocultura é um conteúdo completo, forma um profissional habilitado para trabalhar com equideocultura e ter sucesso nessa atividade, que é tão importante para o nosso estado”, destacou o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Rogger Coelho.

José da Conceição Ferreira, conhecido como Zequinha, participou da formação e comemora o resultado. "Eu tenho 49 anos e, desde menino, trabalho com cavalo. Essa foi uma experiência muito importante pra mim, todo esse tempo que nós passamos fazendo o curso eu aprendi bastante! Foi muito conhecimento compartilhado com a gente".

Com início em abril de 2024, o programa foi estruturado em dez módulos, integrando conteúdos teóricos e práticos que capacitaram profissionais para atuar em diferentes etapas da gestão e manejo de haras. A turma, composta por nove formandos, concluiu um ciclo de aprendizado que uniu inovação, técnica e tradição na criação do cavalo Mangalarga Marchador.