O Sistema FAEMG/SENAR/INAES vai treinar 30 jovens aprendizes da Usina Santa Vitória pelo Programa Aprendizagem Rural. Com duração aproximada de um ano, o programa tem o objetivo de capacitar os jovens do campo para o ingresso no mercado de trabalho rural. Eles também passarão pelos cursos de Mecanização Agrícola e Cultivo de Cana-de-açúcar.
Os jovens participam de atividades presenciais todas as semanas, de segunda a sexta-feira, que vão desde a iniciação básica até a prática profissional. A analista coordenadora do programa, Cristiane Trigueiro, explica que o SENAR também supervisiona a etapa prática, quando eles vivenciam a rotina de trabalho in loco.
“A seleção dos participantes é feita pela empresa, que já está convidando os jovens das comunidades rurais. Nossa previsão de início é para setembro”, completa. Trigueiro ressalta que outras empresas que tenham interesse e sejam contribuintes do Sistema, também podem procurar o SENAR para participar do programa.
“O ganho é dos dois lados. Os jovens têm a oportunidade de aprender uma profissão, sem parar de estudar, que é o mais importante. O programa dá mais acesso ao mercado de trabalho, aumenta a autoestima, estimula valores éticos, fomenta o sonho de conquistar uma vida melhor. E a empresa tem o dever com essa responsabilidade social, capacitando esses jovens que, posteriormente, podem ter a oportunidade de serem efetivados. Quando isso ocorre, a empresa tem uma mão de obra mais qualificada”, disse a analisa de Desenvolvimento Organizacional da Usina Santa Vitória, Lorena Duarte Pimentel Borges.
“O Aprendizagem Rural oferece qualificação profissional para que adolescentes e jovens tenham condições ingressar no mercado de trabalho, sem deixar de investir na educação. As novas turmas na nossa regional vão propiciar excelentes oportunidades, tanto para a empresa quanto para os jovens aprendizes”, destacou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Caio Oliveira.