Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Jovens aprendizes serão treinados em Santa Vitória

APRENDIZAGEM RURAL
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
23/07/2021 . SENAR

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES vai treinar 30 jovens aprendizes da Usina Santa Vitória pelo Programa Aprendizagem Rural. Com duração aproximada de um ano, o programa tem o objetivo de capacitar os jovens do campo para o ingresso no mercado de trabalho rural. Eles também passarão pelos cursos de Mecanização Agrícola e Cultivo de Cana-de-açúcar.

Os jovens participam de atividades presenciais todas as semanas, de segunda a sexta-feira, que vão desde a iniciação básica até a prática profissional. A analista coordenadora do programa, Cristiane Trigueiro, explica que o SENAR também supervisiona a etapa prática, quando eles vivenciam a rotina de trabalho in loco. 

“A seleção dos participantes é feita pela empresa, que já está convidando os jovens das comunidades rurais. Nossa previsão de início é para setembro”, completa. Trigueiro ressalta que outras empresas que tenham interesse e sejam contribuintes do Sistema, também podem procurar o SENAR para participar do programa.

Foto de arquivo - Cristiane Trigueiro com turma do programa de Limeira do Oeste

“O ganho é dos dois lados. Os jovens têm a oportunidade de aprender uma profissão, sem parar de estudar, que é o mais importante. O programa dá mais acesso ao mercado de trabalho, aumenta a autoestima, estimula valores éticos, fomenta o sonho de conquistar uma vida melhor. E a empresa tem o dever com essa responsabilidade social, capacitando esses jovens que, posteriormente, podem ter a oportunidade de serem efetivados. Quando isso ocorre, a empresa tem uma mão de obra mais qualificada”, disse a analisa de Desenvolvimento Organizacional da Usina Santa Vitória, Lorena Duarte Pimentel Borges.
 
“O Aprendizagem Rural oferece qualificação profissional para que adolescentes e jovens tenham condições ingressar no mercado de trabalho, sem deixar de investir na educação. As novas turmas na nossa regional vão propiciar excelentes oportunidades, tanto para a empresa quanto para os jovens aprendizes”, destacou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Caio Oliveira.