Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Jovens visitam queijarias em São Roque de Minas

CNA JOVEM
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
28/06/2022 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Os vencedores da 4ª edição do CNA Jovem conheceram a Mestraria Canastra, escola para a formação de mestres queijeiros, criada pela APROCAN (Associação dos Produtores de Queijo Canastra), com sede em São Roque de Minas, além de queijarias da região. Os jovens participam de missão técnica de 16 dias pelas principais regiões do agronegócio brasileiro. O Programa da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) tem como missão a formação de jovens lideranças para a atuação nas diversas cadeias do agronegócio em todo país. 


A programação da missão técnica inclui visitas a propriedades rurais, agroindústrias e sindicatos rurais inovadores, trocas de experiências com os proprietários das fazendas, além de idas a empresas que se destacam pelo modelo de negócio e reuniões nas federações de agricultura e pecuária dos estados.


Acompanharam o grupo, Marilia Saraiva Pereira, analista de Formação Profissional, Liziana Rodrigues, gerente de Formação Profissional Rural, o gerente da regional de Passos, Rogger Miranda Coelho, e Fernanda Nonato, assessora técnica do Senar Central e coordenadora nacional do CNA Jovem. 


Nessa quarta edição do Programa, os participantes trabalharam desafios e soluções para os segmentos da política, educação, instituições e empresarial. Foram 14 meses de trabalho e cinco finalistas na categoria individual. Os jovens, além do aprendizado adquirido durante o programa, participam da missão técnica, levando para suas bases o estudo realizado, além do conhecimento prático de várias regiões de sucesso no agronegócio.

Fernanda Nonato destaca que o Programa trabalha com foco na seleção de jovens que represente todo Brasil e trabalha as competências de lideranças, apresentando desafios para o grupo, que buscarão soluções para problemas comuns dos produtores rurais. 


APROCAN


O grupo foi recebido pela secretária executiva da APROCAN, Sofia Andrade,  que apresentou toda a trajetória da Associação e a evolução do queijo Canastra até as premiações conquistadas pelos produtores da região. A história do queijo Canastra remonta 250 anos. O grupo também participou de uma oficina de produção do Queijo Minas Artesanal Canastra, conduzida pela zootecnista da APROCAN, Valéria Vânia Rodrigues, e produziram três queijos. Ainda  conversaram com o presidente da Associação, Ivair Oliveira, do Queijos do Ivair,  premiado e reconhecido em todo país.

CNA JOVEM


Em São Roque de Minas, o grupo conheceu, na prática, todo o aprendizado adquirido durante o CNA Jovem. Para Laerte Neto, de Monte Alegre de Minas, a experiência está sendo formidável, pelo aprendizado diferenciado que vai levar para a sua região e pelo networking conquistado em cada localidade visitada. “A interação com produtores de várias regiões nos mostra muitas possibilidades. Uma solução de uma região, pode servir para ser aplicada em nosso município. Os contatos firmados hoje poderão ser úteis no futuro e nós também poderemos ser úteis para quem nos conhecer nessa missão”. 


Laerte, durante o Programa da CNA, buscou soluções para melhorar o atendimento nos sindicatos rurais, através de um assistente virtual denominado  “Tião”. O projeto piloto, que teve como base o Sindicato de Monte Alegre de Minas, poderá ser desenvolvido no futuro. Ele também criou uma Comissão de Jovens para o Sindicato da cidade, o Campo Jovem, e o grupo tem atuado nas ações do Sindicato, no levantamento de sugestões e em campanhas sociais, como a que ocorre nesse mês de junho para a distribuição de cestas básicas para famílias carentes da zona rural.


CEARÁ


Para Francisco Caio Vasconcelos, zootecnista, a experiência vivida na missão técnica é uma grande oportunidade de levar novos conhecimentos e experiências para o seu Estado e melhorar a gestão da produção local. “Eu moro no interior do Estado e não temos uma expansão como o que verificamos na Bahia. Inovação, tecnificação e parceria com instituições sérias nos mostram que as ações podem dar certo. Precisamos unir forças para fortalecer o produtor rural”

Empreendedorismo


Uma das atividades do grupo em São Roque de Minas foi a visita ao Empório É Nóis na Canastra. No local, formado por um empório para a venda de queijos e doces da região, mais sorveteria e restaurante, o grupo conheceu a trajetória de Talita Amélia.  A jovem começou a empreender aos 11 anos, depois de uma aula de empreendedorismo na escola, durante o seu 4º ano do Ensino Fundamental. Iniciou vendendo queijos em uma banca na  estrada e, gradativamente, foi crescendo e empreendendo. Prestes a completar seus 17 anos ela se prepara para inaugurar sua pequena pousada com dois chalés.

MINAS GERAIS


A passagem da Missão Técnica por Minas Gerais começou com uma homenagem a cinco destaques pela participação nas etapas estadual e nacional do CNA Jovem 2020/2021. 


Os vencedores são Ana Carolina Zimmermann (Distrito Federal), Elienai Silva (Bahia), Francisco Caio Vasconcelos (Ceará), Laerte Mendonça Neto (Minas Gerais) e Lucas Dierings (Paraná). Além de se destacarem pela originalidade e implementação de iniciativas individuais, eles foram reconhecidos também pela liderança e atuação nas dinâmicas em grupo. A mineira Nayara Gonçalves, de Barroso, também participou do evento em Belo Horizonte, representando o Núcleo de Inteligência em Bioinsumos, vencedor da premiação na categoria grupo, com a equipe EducaAgro. 


A equipe já passou pela Bahia e, após a visita a São Roque de Minas seguiu  para Varginha onde conheceram mais sobre a cafeicultura. Na sequência Pará, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul e encerram a missão com uma visita à sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília em 5 de julho.