![]() |
![]() |
![]() |
Produtores Rurais da região de Passos, que integram o Projeto Bocaina, participaram, ontem, de cerimônia, que ocorreu no Sindicato dos Produtores Rurais do município, para pagamento por serviços ambientais. Os 25 agricultores/pecuaristas contemplados receberam valores entre R$ 300 e R$ 7.000.
O projeto possui ações de recuperação das APP's degradadas, que na maioria incluem as matas ciliares; de recuperação das áreas de reserva legal; de proteção aos remanescentes preservados de vegetação nativa; de execução de obras de conservação de solo nas áreas produtivas e estradas rurais particulares/interna de acesso a propriedade; de incentivo à utilização de práticas agrícolas menos impactantes e de uso racional da água; de saneamento rural, envolvendo o tratamento e disposição final adequada dos efluentes domésticos e resíduos orgânicos; além do monitoramento dos resultados por meio da análise dos recursos hídricos e da biodiversidade da região.
Com essas ações, o Projeto Bocaina visa contribuir para melhoria ambiental das propriedades rurais; para o favorecimento da infiltração de água no solo e, consequente, incremento no volume do lençol freático. Ainda ajuda no aumento da vazão nos rios nos períodos de estiagem; na redução da turbidez da água e na diminuição do custo com tratamento da água captada. Os conflitos pelo uso da água tendem a ser atenuados e o abastecimento de água para a região da bacia hidrográfica do Ribeirão Bocaina terá maior segurança.
“O sucesso desse projeto se deve a um coletivo de parceiros, que juntos fizeram as ações saírem do papel e se tornarem realidade. É um projeto inovador, que reconhece o produtor como provedor de serviços ambientais, e vai ao encontro das ações necessárias para mitigação e adaptação as mudanças climáticas, assunto extremamente atual, mostrando que a solução desses problemas passa pela propriedade rural. Por isso, cumprimento a todos que fizeram e fazem parte deste processo. O Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos existe para atender nossos produtores rurais e sempre será parceiro de iniciativas que incentivam a produção com sustentabilidade e a preservação de nossos recursos naturais.”
Mariana Ramos, analista de Meio Ambiente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos