Iniciativa destaca a importância do trabalho dos instrutores e técnicos de campo engajados na disseminação de conhecimento ao público rural
Minas Gerais teve dois trabalhos selecionados e está entre os dez vencedores do Concurso de Vídeos Educativos promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) cujo objetivo é valorizar instrutores e técnicos de campo engajados na disseminação de conhecimento ao público rural. Em sua 4ª edição, o concurso avaliou 100 produções audiovisuais de 19 administrações regionais, nas seguintes categorias: Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).
O instrutor Gilmar Silva de Medeiros, de Itutinga/MG, abordou em seu vídeo como reduzir os custos na produção rural por meio do descarte correto de resíduos, utilizando como exemplo o composto exaurido na produção de cogumelos. Ele foi um dos vencedores na categoria Formação Profissional Rural (FPR), juntamente com outros três profissionais do Distrito Federal, Bahia e Santa Catarina.

“O concurso de vídeos educativos, além de premiar o trabalho dos instrutores, promove uma conscientização sobre a importância de levar conhecimento aos produtores rurais de todas as formas possíveis. Ser premiado pela quarta vez me deixa muito orgulhoso, porque representa não só o meu trabalho, mas de todo o Senar Minas. É juntando conhecimentos adquiridos com a convivência com outros instrutores, com os treinamentos oferecidos e com os produtores rurais, que conseguimos pensar em temas e modos de gravar que chegarão ao produtor de forma simples e eficaz”, disse Gilmar.
Já o instrutor Raphael Sanzio Versiani, de Montes Claros/MG, destacou em seu vídeo problemas de saúde que podem ser desenvolvidos pelo trabalhador da atividade leiteira, apresentando dicas de prevenção. Ele foi agraciado com o prêmio na categoria Promoção Social, juntamente com instrutores de Goiás e Rio Grande do Norte.

“Muito satisfeito por contribuir para a qualidade de vida dos produtores e trabalhadores rurais. Este vídeo tem o propósito de ser uma fonte de transformação no campo. Buscamos conscientizar sobre a importância da prevenção, visando o aumento da produtividade, a redução de afastamentos temporários ou permanentes, e um resultado mais positivo na sucessão familiar”, destacou Raphael.
Critérios
Os 10 vídeos selecionados passaram por rigorosa avaliação incluindo específicos como didática e técnica, conteúdo educativo, qualidade do vídeo, criatividade, originalidade, pertinência do tema e contextualização das informações. As produções deveriam apresentar reflexão, proposta de intervenção e/ou práticas de orientações técnicas e gerenciais sobre grandes temas do agro.
Na área de Formação Profissional Rural, os temas sugeridos foram sistemas de produção agropecuários com foco em inovação e sustentabilidade, bem-estar animal, meio ambiente e produção vegetal. Já em Promoção Social, os assuntos deveriam girar em torno da saúde preventiva, alimentação e nutrição, organização comunitária e inclusão digital. Para categoria da Assistência Técnica e Gerencial, os profissionais foram orientados a abordar sobre qualidade de vida, meio ambiente, geração de renda e redução de custos, bem como aumento da produção.
Seleção estadual
Os representantes mineiros no concurso nacional fazem parte de uma pré-seleção que escolheu dez instrutores em uma etapa estadual. “Com o concurso de vídeos, o Sistema Faemg Senar busca promover não somente o trabalho realizado pelo Senar, mas também àquele que é o personagem principal do desenvolvimento do produtor rural: o instrutor. Abordando com precisão um pequeno conteúdo de treinamento inteiro, o instrutor consegue dar uma amostra de como o conhecimento aplicado pode beneficiar a produção e a profissionalização do produtor rural e de seu colaborador com ações relevantes para as cadeias produtivas do Agronegócio”, explicou o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar, Wander Magalhães.
Selecionados na etapa estadual:
Instrutores:
· Gilmar Silva de Medeiros - Redução de custos no descarte de resíduos
· Pércia Monteiro Rocha Soares da Silva - Adequação das instalações rurais para beneficiar o bem-estar animal
· Jessica Mansur Siqueira Crusoé - Bem-estar animal
· José Carlos de Oliveira - Cafeicultura regenerativa
· Raphael Sanzio Versiani - A importância da prevenção na atividade leiteira
· Jaciara Ribeiro Terra Marinho - Pectina de maracujá e geleia de pectina
· Arlyna Franklin da Silva - Produção de carne na lata
Técnicos de Campo ATeG:
· Marcos Mendes Correia - Agregação de Valor com Cafés Especiais
· Anderson Gustavo Oliveira Gomes - Agricultura de Baixo Carbono – ABC
· João Mateus Ferreira - Geração de renda e redução de custos
Os vídeos ganhadores vão compor a biblioteca de vídeos do Senar Play e cada vencedor receberá uma premiação. Confira os vídeos e mais informações sobre o 4º Concurso de Vídeos Educativos do Senar clicando aqui.