Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


NCR e GQC encorajam produtores de Teixeiras e Pedra do Anta

GESTÃO
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
17/02/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Há dois anos, após o falecimento do pai, Aline Senna de Souza assumiu, junto com o marido e o irmão, as atividades do Sítio Vovô Paulo Geraldo, em Teixeiras. Ela contou que o patriarca se dedicava sozinho à pecuária de corte, assim como seu avô, mas a sua geração não foi estimulada a seguir o legado familiar. “Fomos criados para sair da roça. Meu pai sempre teve a visão de que era um trabalho muito árduo e a gente precisava sair e estudar”, contou.

Aline Souza e o filho Paulo Emílio na propriedade

Decidida a não se desfazer da propriedade, mesmo sem ter experiência com a atividade rural, a profissional da saúde conheceu o Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa e mudou sua relação com o sítio depois de participar de programas especiais oferecidos pela entidade em parceria com o Sistema Faemg Senar. Com o Programa Negócio Certo Rural (NCR) ela percebeu que a herança precisava ser tratada como um empreendimento.

“Não sabia por onde começar e o NCR foi muito significativo e transformador. O programa me deu visão de gestora e maturidade para gerir o negócio rural valorizando a terra e a atividade rural”.

Focada no planejamento e na gestão, Aline seguiu buscando conhecimento e iniciou em dezembro de 2022, o Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC). Para ela, o treinamento é um aprofundamento do que já aprendeu com o NCR.

“O Sistema Faemg Senar está sendo fundamental para mim. Os programas chegaram em um momento de luto e me dão perspectivas para continuar o negócio da família. Vejo os frutos na propriedade, e o GQC nos ajuda a pensar no planejamento a longo prazo e na organização”.

Mais confiante e munida de informações, este ano Aline está se dedicando integralmente à atividade rural. Ela contou que já pensa em alternativas para diversificar a produção do sítio investindo também na horticultura. E ensina aos filhos Paulo Emílio, de 10 anos, e Rafaela, de 4, uma visão diferente sobre a propriedade: “fortalecer a atividade rural e que meus filhos valorizem a terra e a vejam não só como local de lazer, mas como espaço de geração de renda”.

A pequena Rafaela, de 4 anos, já se interessa pela rotina da fazenda

Aperfeiçoamento

Pecuarista de corte há quatro anos, Antônio Moreira, de Pedra do Anta, disse que o GQC é uma oportunidade de melhorar o próprio negócio, conhecendo e organizando os indicadores econômicos da fazenda. “Na prática, consegui alinhar os custos e melhorar os serviços na propriedade. O programa sabe o que o campo realmente precisa”.

O produtor também atua como consultor em pecuária e contou que o conhecimento adquirido nos treinamentos do Sistema Faemg Senar aperfeiçoa o atendimento aos seus clientes. “Já fiz o NCR e outros cursos do Sistema Faemg Senar e agora faço o GQC. Se tivesse uma nota para eles, seria nota máxima! São experiências excelentes que me ajudam em todas as áreas profissionais”, comentou.

Antônio Moreira, pecuarista de corte em Pedra do Anta

Desenvolvimento

A agente de desenvolvimento rural do Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa, Eliana Barbosa, destacou que o grupo foi uma demanda dos próprios produtores. “Sabemos que cuidar da gestão é fundamental e vendo os produtores interessados nesse conhecimento, nos articulamos para levar o programa GQC. Todos estão muito satisfeitos”.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teixeiras foi parceiro na mobilização do grupo e o presidente da entidade, José Roberto Rodrigues, salientou que o acesso ao conhecimento gratuito e de qualidade é vantajoso para os participantes e para o desenvolvimento econômico e social do município.

Ele, que também faz parte da turma, pontuou que muitos produtores locais trabalham na informalidade, sem instrução e sem gestão. “O GQC está nos ensinando muito. Ter os números da propriedade nas mãos ajuda a saber se o negócio é sustentável e como melhorar”.  

Reunião com os produtores participantes

O instrutor do Sistema Faemg Senar Claudeci Rigueira de Sousa é quem conduz o programa GQC em Teixeiras. A turma termina o treinamento em abril e, segundo o instrutor, “é nítida a transformação que o programa já fez na gestão das propriedades rurais. É surpreendente ver, a cada novo encontro e a cada nova consultoria, como o conhecimento colocado em prática faz toda diferença”.

Ele destacou ainda que a mudança cultural dos produtores se perceberem como empresários rurais é um dos pontos chaves da capacitação.