Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Negócio Certo Rural inicia turmas no Triângulo Mineiro

NEGÓCIO CERTO RURAL
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
10/04/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O programa é dividido em cinco encontros presenciais e duas consultorias

Objetivo é auxiliar os produtores a desenvolverem plano de negócios para aprimorar a gestão da propriedade

Quarenta produtores rurais da região do Triângulo Mineiro iniciaram o programa Negócio Certo Rural (NCR), realizado pelo Sistema Faemg Senar. Duas turmas, nos municípios de Uberlândia e Araxá, tiveram o primeiro encontro presencial nesta semana. Entre os participantes, estão produtores assistidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), na cadeia da olericultura.

O instrutor Albert Nether explicou que o objetivo do programa especial é auxiliar o produtor no desenvolvimento de um plano de negócio e no aprimoramento da gestão da propriedade. “Trabalhamos para que eles desenvolvam habilidades na área de gestão, onde muitos têm deficiência. Normalmente, o produtor desenvolve com mais facilidade as atividades operacionais, mas a gestão é mais difícil de ser incorporada como cultura”, afirmou.

O programa é dividido em cinco encontros presenciais e duas consultorias. “Na primeira consultoria, realizada depois do terceiro encontro, fazemos um alinhamento do trabalho. E na consultoria final, que ocorre na propriedade, verificamos a aplicabilidade do plano de negócios que o produtor desenvolveu ao longo do programa”, enfatizou Albert Nether.

As duas turmas encerrarão o NCR em julho. Atuando no NCR desde 2014, o instrutor ressaltou que a iniciativa traz transformações positivas rápidas e visíveis. “Temos vários casos de sucesso”, finalizou.

Apoio ao trabalho do ATeG

A técnica de campo do ATeG, Tânia Marta Durães, destacou que a assistência incentiva o produtor a melhorar a gestão da sua propriedade e o NCR será uma forma de ampliar este conhecimento. “Vai agregar ao nosso trabalho no ATeG e proporcionar ao produtor uma nova visão de sua propriedade, fazendo com que ele identifique pontos que podem abrir uma porta para o crescimento. Tudo isso resulta em benefícios ao produtor para melhorar a qualidade de vida de sua família”, completou Tânia.

Uma das participantes do NCR é Luciene Franklin Canedo, do município de Araxá. A expectativa com o programa é grande e, por isso, ela levou o marido, dois filhos e o sogro, que é o proprietário da fazenda, para participarem também. Desde maio do ano passado, ela é assistida pelo ATeG Olericultura.

Programa recebe produtores atendidos no ATeG

“A nossa participação no NCR é focada, principalmente, para fortalecer o entendimento de toda a família em relação ao nosso negócio e ao programa ATeG, e já trabalhar a questão da sucessão familiar. A assistência do ATeG tem sido muito positiva, especialmente para a gestão da atividade e no enriquecimento do conhecimento”, afirmou Luciene, que investe na olericultura e no plantio de feijão. Ela conta que o NCR também vai auxiliar no processo de formação de uma associação de produtores familiares na microrregião de Araxá.

“Os produtores rurais, inclusive os pequenos, precisam ter o entendimento de sua propriedade como uma empresa, para o seguimento na atividade. E o NCR é um programa fundamental para auxiliar neste processo de organização e gestão do negócio, provocando uma importante mudança de comportamento dos produtores e suas famílias”, finalizou o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller.