Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Pagamento por Serviços Ambientais em São Roque de Minas 

EDITAL DE CHAMAMENTO DE PRODUTORES RURAIS
ESCRITO POR ASCOM
27/01/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

A prefeitura de São Roque de Minas convida os produtores rurais que têm propriedades nas bacias hidrográficas do Rio do Peixe e Ribeirão da Usina a fazer o cadastramento no Projeto Águas da Canastra. 

O projeto "Águas da Canastra", iniciativa da Prefeitura de São Roque de Minas com os parceiros Polícia Ambiental, Sicoob Sarom, Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, ARPA (Associação Regional de Proteção Ambiental), Emater-MG, Aprocam, IEF, IGAM, ANA, Ministério Público, ICMBio e Amasc visa auxiliar o produtor rural na garantia da manutenção da qualidade e quantidade das águas no município.

Para isso, o produtor rural deverá procurar a prefeitura no setor de Meio Ambiente e fazer o cadastro de sua propriedade. É necessário preencher uma ficha cadastral e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço, documentos que comprovem posse da propriedade (Certidão de Registro, escritura, compromisso de compra e venda, ou algum documento que comprove posse) e recibo federal do CAR.

A Prefeitura fica na Praça Alibenides da Costa Faria, 10, Centro, São Roque de Minas, e as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Num segundo momento, será aberto um edital para pagamento de PSA (Pagamento por Serviço Ambiental) e os produtores cadastrados na primeira fase já estarão um passo à frente, pois já estarão com as suas propriedades em condições de receber o pagamento, que será feito pela prefeitura.

“O cadastramento no Projeto Águas da Canastra é uma excelente oportunidade para produtores rurais, que, além de receberem pagamento por serviços ambientais prestados, terão recursos investidos para ações de conservação do solo e da água nas propriedades rurais, reduzindo custos de produção e promovendo armazenamento da água de chuva no solo. O projeto incentiva o saneamento rural e a preservação e recuperação de áreas de vegetação nativa, que atua ainda fornecendo matéria orgânica e nutrientes, incorporando carbono e favorecendo a atividade biológica do solo.” 
Mariana Ramos, analista da Gerência de Meio Ambiente do Sistema FAEMG