Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


PM recebe capacitação sobre o agro mineiro

SEGURANÇA NO CAMPO
ESCRITO POR NATHÁLIA FERREIRA, DE BELO HORIZONTE
16/10/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O 1º Seminário Segurança no Campo foi realizado nesta quarta-feira (16/10), em Belo Horizonte, pelo Sistema Faemg Senar em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O encontro teve como objetivo capacitar os militares que atuam no policiamento rural e fortalecer as ações de segurança e integração com os produtores mineiros.

O evento ocorreu no Auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Academia de Polícia Militar e reuniu cerca de 300 policiais, entre comandantes de Companhias, Pelotões e patrulhas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de discentes do Curso de Formação de Sargentos. A programação também foi transmitida ao vivo para unidades do interior, ampliando o alcance da capacitação.

“À medida em que o campo mineiro cresce e gera mais riqueza, aumenta também a necessidade de fortalecer a segurança. Essa parceria entre o Sistema Faemg Senar e a Polícia Militar é essencial para proteger quem produz. Com diálogo, informação e organização, garantimos um campo mais seguro e produtivo”, afirmou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

Também participaram do evento o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia; o superintendente de Relacionamento, Francisco Simões, e o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior.

Durante o seminário, especialistas do Sistema Faemg Senar explicaram sobre as cadeias de produção e as safras do que é produzido em Minas Gerais, apresentando noções sobre datas importantes para cada cultura e destacando itens de alto valor de mercado, como o café, que, por ser muito visado, exige atenção especial dos policiais. Também foram destaque a bovinocultura e a equideocultura, com detalhamento dos processos desde a produção, manejo do rebanho, frigoríficos e distribuição até os mercados nacional e internacional, mostrando o impacto econômico do setor para o estado e o país.

Coronel Santiago, da Diretoria de Comunicação Organizacional da PMMG; Coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, Comandante-Geral da PMMG, Antônio de Salvo; Coronel Câmara, Diretor de Operações; e Renato Laguardia

Além disso, a PMMG trouxe casos de sucesso na patrulha comunitária, mostrando exemplos de como ganhar a confiança das comunidades e como essa aproximação transforma o dia a dia do campo, gerando mais segurança e sensação de proteção entre os moradores. “Este seminário reforça o diálogo da Polícia Militar com as comunidades rurais e nosso compromisso em atuar de forma cada vez mais efetiva no campo. Com a patrulha rural e o uso de novas tecnologias, temos registrado redução da criminalidade e fortalecido a sensação de segurança. Esses resultados refletem o empenho dos nossos policiais em proteger quem vive e trabalha no meio rural”, afirmou o coronel PM Carlos Frederico Otoni Garcia, comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais.

Os policiais militares puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o transporte de produtos e animais, aprendendo a identificar corretamente os documentos exigidos, como certificados de origem e notas fiscais, assim como reconhecer aqueles que não exigem documentação. Também foram abordadas a importância da identificação de maquinários agrícolas e as orientações sobre o transporte de animais, medidas fundamentais para garantir mais segurança, rastreabilidade e nas operações.

O seminário também proporcionou aos policiais militares a oportunidade de conhecer de perto o perfil dos produtores e as especificidades da produção rural em Minas Gerais, permitindo uma compreensão mais ampla dos desafios, necessidades e prioridades do campo, fortalecendo a atuação da PMMG de forma mais estratégica e próxima da comunidade rural.