A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) anunciou, na quinta (10), o resultado do prêmio Brasil Artesanal 2020 Charcutaria – edição Salumeria, e premiou os cinco finalistas em cerimônia virtual, com a participação do presidente da entidade, João Martins.
A Charcutaria da Serra, agroindústria mineira de Jaboticatubas atendida pelo programa ATeG Agroindústria, ficou com o 4º lugar na premiação. Ao ser anunciado, o produtor Gesner Belisário destacou que já foi premiado de ter ficado entre os cinco finalistas. Belisário levou o prêmio de R$ 500, além do certificado.
“Para mim foi uma glória. Sendo mineiro, acostumado a fazer queijo e cachaça, o salame ficar em entre os cinco e ganhar o 4º lugar é uma honra. O maior prêmio seria estarmos todos juntos para trocarmos ideias, mas foi um prazer, muito obrigado a todos.”
O prêmio é uma iniciativa do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA/Senar, que oferece soluções e alternativas para pequenos e médios produtores rurais agregarem valor aos seus produtos.
“O grosso da nossa agropecuária brasileira são os mais de 2 milhões de pequenos e médios produtores que fazem o que vocês estão fazendo: sendo cada dia mais eficientes e agregando valor ao que produzem para conquistar novos mercados”, afirmou Martins, na abertura da premiação.
Valorização do artesanal
O presidente da CNA, João Martins, encerrou a cerimônia e afirmou que o prêmio Brasil Artesanal 2020 Charcutaria conseguiu alcançar o objetivo que foi estimular os produtos artesanais.
“Quando criamos o Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais sabíamos que o Brasil tinha uma riqueza fantástica de produtos artesanais. Quero que saibam que a CNA, as Federações e os Sindicatos querem estar próximos do pequeno produtor, porque valorizamos tudo que vocês produzem.”
Os cinco finalistas passaram por uma primeira etapa classificatória e eliminatória, onde a Comissão Julgadora avaliou uma série de características dos produtos, como textura, aroma, sabor, nível de gordura, entre outros. Já na segunda etapa, o júri convidado degustou os salames e votou no que mais agradou o paladar.
Saiba mais sobre a Charcutaria da Serra
Clique aqui para ler mais sobre o finalista e assista o produtor Gesner Belisário contar como é o seu processo de produção.