Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Programa Campo Inteligente

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
ESCRITO POR SEDE, EM BELO HORIZONTE
23/02/2021 . SENAR, INAES

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES está trabalhando no desenvolvimento de um novo programa que contempla a formação de profissionais não apenas competentes tecnicamente, mas também com domínio tecnológico. As turmas iniciais estão previstas para este ano em Paracatu, em parceria com o Sicoob, e em Viçosa, no Tecnoparq, com UFV e Sindicato de Produtores Rurais de Viçosa.

“O programa surgiu da necessidade de atender às novas necessidades do mundo do trabalho, que demanda profissionais com conhecimento do mundo digital e competências socioemocionais. A cada dia mais, as ocupações serão automatizadas. Por isso, é relevante que os indivíduos se alfabetizem digitalmente, mas sem negligenciar o fator humano, que também será trabalhado no programa por meio das soft skills.” – Mírian Rocha, gerente pedagógica do Sistema FAEMG/SENAR/INAES

A ideia do programa surgiu dos analistas técnicos do SENAR Cristiane Trigueiro, Luiz Felipe Xavier, Michelle Camila de Paula Ferreira e Marília Saraiva, e da gerente Mírian Rocha, com contribuições do gerente regional em Patos de Minas, Sérgio Coelho. O projeto está na fase de elaboração do conteúdo específico das áreas das tecnologias digitais.

Parceria

Em Viçosa, a promoção da turma-piloto foi assunto de reunião no TecnoParq. Participaram o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, o gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa, Marcos Reis, a diretora executiva do TecnoParq da UFV, Adriana Ferreira, e as mobilizadoras do Sindicato de Produtores Rurais de Viçosa, Eliana Barbosa e Mirivone Silveira.

“Além do conhecimento para potencializar o agronegócio mineiro, levaremos tecnologia e inovação aos jovens que, em muitos casos, ficam à margem da atividade rural. Com novos conceitos e aplicações práticas para suas atividades cotidianas, eles poderão alavancar seus próprios negócios e, consequentemente, os da família.” – Marcos Reis, gerente regional do Sistema