O Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS beneficiou mais uma turma com o Programa de Aprendizagem Rural, desta vez, em parceria com o Programa Porta de Entrada, da ArcelorMittal. Com o objetivo de oferecer oportunidades reais de trabalho para os jovens do meio rural e melhorar a qualificação da mão de obra que entra na empresa, os participantes dos programas têm a chance vivenciar o mercado de trabalho com direitos resguardados e bem-estar garantidos. Durante um ano, os jovens selecionados pelo Programa Portas Abertas serão auxiliados pela Aprendizagem Rural, desenvolvendo atividades profissionais equivalentes ao curso de Auxiliar Administrativo e Financeiro, na unidade da ArcelorMittal em Carbonita.
“Vinte aprendizes entraram no programa, que não aborda apenas a competência técnica, mas também desenvolve questões socioemocionais, que são a base para os estudantes interagirem de forma saudável no ambiente profissional”, explicou a analista pedagógica e coordenadora do Programa Aprendizagem Rural, Cristiane Trigueiro.
A psicóloga e instrutora Valéria Gandra conta que o programa também desenvolve o discernimento dos jovens para lidar com diferentes situações no trabalho e, inclusive, pode ser o pontapé para os inserir na empresa parceira. “Unimos o universo teórico da sala de aula à vivência prática dentro da ArcelorMittal. Ao final do curso, são formados profissionais que poderão integrar o quadro de profissionais da empresa”.
Aprovação
“Os instrutores estão seguindo um modelo que engloba a nossa forma de conviver e abordam assuntos necessários para o mercado de trabalho e para a vida pessoal. Estou feliz por ser um dos selecionados e me sinto privilegiado por ter mentores tão especiais! Estava precisando me inserir novamente em uma sala de aula e ser direcionado para algo maior para o meu futuro.” - Lucas dos Santos Corrêa, 21 anos, participante
“Eu me sinto realizada por estar com profissionais e alunos tão competentes que agregam não só conhecimento, mas experiência de vida. Em pouco tempo, a instrutora transformou o meu modo de agir e pensar. Sou eternamente grata!” - Nicole Stefany Silva Macedo, 21 anos, participante
“O foco é nos preparar para entrar com segurança e maturidade no mercado. A minha expectativa é conseguir pôr em prática o valioso conhecimento que estou adquirindo. -Agradeço pela oportunidade.” - Ana Clara Soares de Oliveira, 18 anos, participante
Histórico de sucesso
O Porta de Entrada é um resultado da parceria entre a ArcelorMittal e o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS. Nas duas primeiras edições, o programa ofertou Aprendizagem em Silvicultura e Produção de Carvão. De acordo com a analista de Treinamento e Desenvolvimento da ArcelorMittal, Mônica Dalila Silva Coimbra, a primeira edição recebeu 20 alunos em Carbonita e 20 em Martinho Campos. “Começamos em outubro de 2018 e encerramos em maio de 2019 com ótimos resultados”.
Na segunda turma, também em 2019, o programa se estendeu para a unidade no município de Vazante e capacitou 60 jovens. “Mesmo em um cenário de desafios impostos pela pandemia, com dedicação e compromisso da empresa, Sistema FAEMG e os aprendizes, foi possível concluir a capacitação em 2021”.
Em novembro deste ano, foi iniciada a terceira edição do programa, ofertando a capacitação em Auxiliar Administrativo e Financeiro para 57 jovens que estão distribuídos nas áreas de atuação de BioFlorestas.