Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Programa em Carbonita em parceria com ArcelorMittal

APRENDIZAGEM RURAL
ESCRITO POR IZABELLA MACHADO, DE ARAÇUAÍ
30/11/2021 . SENAR

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS beneficiou mais uma turma com o Programa de Aprendizagem Rural, desta vez, em parceria com o Programa Porta de Entrada, da ArcelorMittal. Com o objetivo de oferecer oportunidades reais de trabalho para os jovens do meio rural e melhorar a qualificação da mão de obra que entra na empresa, os participantes dos programas têm a chance vivenciar o mercado de trabalho com direitos resguardados e bem-estar garantidos. Durante um ano, os jovens selecionados pelo Programa Portas Abertas serão auxiliados pela Aprendizagem Rural, desenvolvendo atividades profissionais equivalentes ao curso de Auxiliar Administrativo e Financeiro, na unidade da ArcelorMittal em Carbonita.

“Vinte aprendizes entraram no programa, que não aborda apenas a competência técnica, mas também desenvolve questões socioemocionais, que são a base para os estudantes interagirem de forma saudável no ambiente profissional”, explicou a analista pedagógica e coordenadora do Programa Aprendizagem Rural, Cristiane Trigueiro.

A psicóloga e instrutora Valéria Gandra conta que o programa também desenvolve o discernimento dos jovens para lidar com diferentes situações no trabalho e, inclusive, pode ser o pontapé para os inserir na empresa parceira. “Unimos o universo teórico da sala de aula à vivência prática dentro da ArcelorMittal. Ao final do curso, são formados profissionais que poderão integrar o quadro de profissionais da empresa”.

Aprovação

“Os instrutores estão seguindo um modelo que engloba a nossa forma de conviver e abordam assuntos necessários para o mercado de trabalho e para a vida pessoal. Estou feliz por ser um dos selecionados e me sinto privilegiado por ter mentores tão especiais! Estava precisando me inserir novamente em uma sala de aula e ser direcionado para algo maior para o meu futuro.” - Lucas dos Santos Corrêa, 21 anos, participante

“Eu me sinto realizada por estar com profissionais e alunos tão competentes que agregam não só conhecimento, mas experiência de vida. Em pouco tempo, a instrutora transformou o meu modo de agir e pensar. Sou eternamente grata!” - Nicole Stefany Silva Macedo, 21 anos, participante

“O foco é nos preparar para entrar com segurança e maturidade no mercado. A minha expectativa é conseguir pôr em prática o valioso conhecimento que estou adquirindo. -Agradeço pela oportunidade.” - Ana Clara Soares de Oliveira, 18 anos, participante

Histórico de sucesso

O Porta de Entrada é um resultado da parceria entre a ArcelorMittal e o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS. Nas duas primeiras edições, o programa ofertou Aprendizagem em Silvicultura e Produção de Carvão. De acordo com a analista de Treinamento e Desenvolvimento da ArcelorMittal, Mônica Dalila Silva Coimbra, a primeira edição recebeu 20 alunos em Carbonita e 20 em Martinho Campos. “Começamos em outubro de 2018 e encerramos em maio de 2019 com ótimos resultados”.

Na segunda turma, também em 2019, o programa se estendeu para a unidade no município de Vazante e capacitou 60 jovens. “Mesmo em um cenário de desafios impostos pela pandemia, com dedicação e compromisso da empresa, Sistema FAEMG e os aprendizes, foi possível concluir a capacitação em 2021”.

Em novembro deste ano, foi iniciada a terceira edição do programa, ofertando a capacitação em Auxiliar Administrativo e Financeiro para 57 jovens que estão distribuídos nas áreas de atuação de BioFlorestas.