O município de Uberaba aderiu ao Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra, que visa promover o acesso de adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade social a programas de aprendizagem e cursos de qualificação profissional. A iniciativa tem a parceria do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, por meio do Programa Aprendizagem Rural.
A coordenadora do Programa Aprendizagem Rural, Cristiane Trigueiro, explica que o SENAR MINAS foi convidado pelo Ministério Público a integrar o programa, com o objetivo de interiorizar a proposta no estado. “Hoje ele atende, principalmente, Belo Horizonte e região e, agora, a intenção é levar com mais intensidade para o interior. Estamos trabalhando para que mais vagas do Programa Aprendizagem Rural sejam ofertadas”.
Comitê Regional
A solenidade de assinatura do termo de adesão ocorreu em Uberaba nesta semana e contou com a presença do gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Caio Oliveira. O documento foi assinado pelo analista do Sebrae, Marcius Mendes, representando todo o Sistema S. Na oportunidade, também foi formalizado o Comitê Regional do programa, que tem como integrantes dois representantes do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, o gerente regional Caio Oliveira e a analista técnico regional Dorvina Maria Fernandes.
“Esta iniciativa é fundamental para qualificar esses jovens e facilitar a inserção deles no mercado de trabalho. A proposta chegou a Uberaba e Frutal, e a intenção é expandir rapidamente para outros municípios”, destacou Caio Oliveira.
O titular da Vara da Infância e da Juventude de Uberaba, Marcelo Geraldo Lemos, disse que a Comarca é a primeira do interior a implantar a iniciativa. "Este programa tem abrangência estadual e está em fase de interiorização. É uma conquista para nós implantá-lo em nossa Comarca. É a efetivação do direito à profissionalização, que tem previsão constitucional", frisou o juiz.
O evento também contou com a presença do responsável pela interiorização do Descubra, juiz Gustavo Moreira, o promotor de Justiça em Belo Horizonte e representante do comitê do programa na capital, Márcio Rogério de Oliveira, o coordenador regional das Promotorias da Infância e Juventude do Triângulo Mineiro, André Tuma, e a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, entre outras autoridades.
Programa
O Descubra é resultado de uma cooperação interinstitucional, que congrega esforços de órgãos e instituições federais, estaduais e municipais. A ideia é criar uma grande rede de apoio à cidadania por meio da aprendizagem profissional, oferecendo a chance de uma primeira experiência no mercado formal de trabalho aos adolescentes e jovens que integram o público prioritário.