Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Sistema apoia expansão do Programa Descubra no Triângulo

APRENDIZAGEM RURAL
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
26/11/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR

O município de Uberaba aderiu ao Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra, que visa promover o acesso de adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade social a programas de aprendizagem e cursos de qualificação profissional. A iniciativa tem a parceria do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, por meio do Programa Aprendizagem Rural.

Solenidade de assinatura do termo de adesão ao Programa Descubra em Uberaba

A coordenadora do Programa Aprendizagem Rural, Cristiane Trigueiro, explica que o SENAR MINAS foi convidado pelo Ministério Público a integrar o programa, com o objetivo de interiorizar a proposta no estado. “Hoje ele atende, principalmente, Belo Horizonte e região e, agora, a intenção é levar com mais intensidade para o interior. Estamos trabalhando para que mais vagas do Programa Aprendizagem Rural sejam ofertadas”.

Comitê Regional

A solenidade de assinatura do termo de adesão ocorreu em Uberaba nesta semana e contou com a presença do gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Caio Oliveira. O documento foi assinado pelo analista do Sebrae, Marcius Mendes, representando todo o Sistema S. Na oportunidade, também foi formalizado o Comitê Regional do programa, que tem como integrantes dois representantes do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, o gerente regional Caio Oliveira e a analista técnico regional Dorvina Maria Fernandes.

“Esta iniciativa é fundamental para qualificar esses jovens e facilitar a inserção deles no mercado de trabalho. A proposta chegou a Uberaba e Frutal, e a intenção é expandir rapidamente para outros municípios”, destacou Caio Oliveira.

O titular da Vara da Infância e da Juventude de Uberaba, Marcelo Geraldo Lemos, disse que a Comarca é a primeira do interior a implantar a iniciativa. "Este programa tem abrangência estadual e está em fase de interiorização. É uma conquista para nós implantá-lo em nossa Comarca. É a efetivação do direito à profissionalização, que tem previsão constitucional", frisou o juiz. 

Analista do Sebrae, Marcius Mendes, a prefeita Elisa Araújo, o gerente
regional Caio Oliveira e a assistente Rayssa Ferreira

O evento também contou com a presença do responsável pela interiorização do Descubra, juiz Gustavo Moreira, o promotor de Justiça em Belo Horizonte e representante do comitê do programa na capital, Márcio Rogério de Oliveira, o coordenador regional das Promotorias da Infância e Juventude do Triângulo Mineiro, André Tuma, e a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, entre outras autoridades.

Programa

O Descubra é resultado de uma cooperação interinstitucional, que congrega esforços de órgãos e instituições federais, estaduais e municipais. A ideia é criar uma grande rede de apoio à cidadania por meio da aprendizagem profissional, oferecendo a chance de uma primeira experiência no mercado formal de trabalho aos adolescentes e jovens que integram o público prioritário.