Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Sistema FAEMG Notícias - 27 de janeiro

INFORMATIVO
ESCRITO POR ASCOM
27/01/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

PARA AJUDAR OS PRODUTORES CASTIGADOS PELAS CHUVAS

O presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Antônio de Salvo, esteve no Ministério da Agricultura, em Brasília, para buscar soluções para os problemas gerados pelas fortes chuvas dos últimos dois meses. A ministra, Tereza Cristina, informou que equipe do Ministério virá a Minas e que serão feitos esforços para dar “alento” aos produtores que tiveram suas fazendas atingidas pelos temporais.

Leia mais:
http://www.faemg.org.br/noticias/sistema-faemg-vai-a-brasilia-buscar-solucoes


VISITA DE CORTESIA

O presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Antônio de Salvo; o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, e o superintendente do SENAR Minas, Christiano Nascif, receberam, hoje, o deputado federal e presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), Vilson Luiz.

“Tratamos sobre a nossa participação na Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais (AgriMinas) e sobre a manutenção das boas relações entre o Sistema FAEMG e a FETAEMG.”
Antônio de Salvo, presidente do Sistema FAEMG

“Estamos estabelecendo uma parceria para consolidar e fortalecer as nossas agroindústrias familiares de Minas Gerais. Para nós, o SENAR e o Sistema S é muito importante.”
Vilson Luiz, presidente da FETAEMG e deputado federal



TRADUZINDO O E-SOCIAL

Cerca de 120 representantes de Sindicatos de Produtores Rurais mineiros participaram da Live E-Social – Segurança e Saúde no Trabalho. O segundo encontro virtual sobre o tema, promovido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, tratou da quarta fase do E-social, com os três eventos que ela engloba: CAT, exames médicos e Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). Várias dúvidas foram levantadas e esclarecidas pela Rosane Ferraz e Mariana Maia.

"A obrigatoriedade de lançamentos dos eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no e-Social para os empregadores pessoas físicas e entidades sem fins lucrativos teve início em 10 de janeiro de 2022, e inclui o produtor rural e sindicatos. Na Live, falamos sobre a CAT, os exames médicos e o PPP. Ressalto que, ao investir em segurança do trabalho, o empregador está se prevenindo contra possíveis gastos gerados por conta de um acidente ou doença ocupacional. Além de cuidar da saúde dos seus colaboradores.”
Mariana Maia, consultora jurídica do Sistema FAEMG

 

RENDA EXTRA PARA PRODUTORES RURAIS DE SÃO ROQUE DE MINAS  

A prefeitura de São Roque de Minas convida os produtores rurais que têm propriedades nas bacias hidrográficas do Rio do Peixe e Ribeirão da Usina a fazer o cadastramento no Projeto Águas da Canastra. O projeto, que tem o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos como parceiro, visa auxiliar o produtor rural na garantia da manutenção da qualidade e quantidade das águas no município. Também vai resultar em Pagamento por Serviços Ambientais aos produtores.

“O cadastramento no Projeto Águas da Canastra é uma excelente oportunidade para produtores rurais, que, além de receberem pagamento por serviços ambientais prestados, terão recursos investidos para ações de conservação do solo e da água nas propriedades rurais, reduzindo custos de produção e promovendo armazenamento da água de chuva no solo. O projeto incentiva o saneamento rural e a preservação e recuperação de áreas de vegetação nativa, que atua ainda fornecendo matéria orgânica e nutrientes, incorporando carbono e favorecendo a atividade biológica do solo.” 
Mariana Ramos, analista da Gerência de Meio Ambiente do Sistema FAEMG

Mais informações:
http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/pagamento-por-servicos-ambientais-em-sao-roque-de-minas