Maior encontro de negócios e relacionamento empresarial do Médio Piracicaba é promovido pela Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara (ACISB)
Com palestras sobre café, mel e participação das mulheres no agronegócio, o Sistema Faemg Senar marcou presença na 24ª Feira Multissetorial de Santa Bárbara nos dias 15, 16 e 17 de junho. O evento foi criado em 1997 com o objetivo de gerar novos negócios e promover a troca de conhecimentos entre empreendedores e produtores rurais da região. O assessor especial da diretoria do Sistema Faemg Senar, Toninho de Pompéu, participou da abertura.
Cerca de 70 empresas de 20 cidades estiveram presentes no evento, que reuniu mais de 10 mil pessoas. Segundo o assessor, feiras e eventos são muito importantes para o agro. “É de suma importância para o produtor rural a realização de encontros como esse. Aqui, ele pode divulgar a sua produção, ter acesso a informações de crédito e ainda trocar conhecimento como outros empreendedores e produtores rurais”, explicou Toninho.
“O agro não é vilão”
O gerente regional do Sistema Faemg Senar Marcos Reis reforçou que é necessário as pessoas reconhecerem o segmento como essencial para a economia e para o desenvolvimento do país. O evento é considerado o maior encontro de negócios e relacionamento empresarial do Médio Piracicaba.
“É a primeira vez que o agronegócio vem mostrar o seu trabalho para o setor urbano aqui em Santa Bárbara e Região do Médio Piracicaba. É necessário que a gente seja conhecido e faça o marketing para fora da porteira. Precisamos mostrar as nossas potencialidades e tudo o que fazemos no Sistema Faemg Senar e associações cooperadas em prol do produtor rural e para o setor urbano. As pessoas precisam entender o papel do agro na economia. Ele não é vilão, mas produz o alimento de cada dia, a roupa que vestimos, o combustível do carro e uma série de outros produtos que fazem parte do nosso dia a dia. E, por isso, é que estamos aqui ”, detalhou o gerente.
Economia rural
A 24ª edição da feira busca ampliar a experiência dos expositores e visitantes. A região tem vocação minerária e turística e vem desenvolvendo ações para fortalecer novos modelos de negócios em prol da diversificação econômica.
Hercília Sanches, presidente do Sindicato Rural de Santa Bárbara, contou que apesar de a região ter fortes traços industriais, a atividade agropecuária faz parte da vida de grande parte da população. “Fomos convidados, pela primeira vez, para participar da feira representando o setor agropecuário. Vamos desenvolver oficinas, cursos e outras atividades para promover o agro mineiro junto à comunidade urbana”.
Cursos
O Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato Rural de Santa Bárbara, ofereceu palestras, roda de conversa e realizou encontro na área de apicultura, além de colocar em pauta a importância do papel da mulher no agronegócio.
Na sexta-feira (16/6), foram ofertadas duas palestras: “Qualidade do mel e o uso na alimentação, com degustação comentada” e “Aspectos sensoriais para degustação de cafés especiais”. Já no dia 17/6 (sábado), as mulheres foram o tema das discussões durante a roda de conversa “Mulheres transformando o agronegócio”, seguida pela palestra “A mulher empreendedora no meio rural”. Para encerrar o evento, o gerente regional Marcos Reis ministrou, pela segunda vez, a palestra sobre degustação de cafés especiais.