Para fomentar o desenvolvimento das IGs serão liberados cerca de R$ 2 milhões
A assessora econômica do Sistema Faemg Senar, Aline Veloso, participou da reunião do Fórum de Indicação Geográfica (IG) de Minas Gerais realizada nesta quarta-feira (12/4) na modalidade on-line. O encontro contou com a participação de diversas entidades que o compõe.
Na pauta, diversos assuntos foram abordados. Entre eles, o grupo identificou a necessidade de elaboração de um Plano de Ação para este ano, a necessidade da reestruturação dos canais de comunicação e também dos grupos de trabalho.
Para a analista econômica, Aline Veloso, é “importante, para ter a visualização das ações das instituições participantes do Fórum em apoio às Governanças das IGs e melhor atuação conjunta, o desenvolvimento de um Plano de Ação para 2023 e também para os grupos de trabalho. Temos muitas atividades sendo realizadas junto aos produtores e é bastante oportuna a articulação junto à base e demais parceiros locais”.
Outro tema apresentado pelo SEBRAE, uma das instituições que compõe o Fórum, foi sobre o Edital de fomento às IGs, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do Ministério da Educação (MEC), que vai selecionar projetos destinados ao desenvolvimento de Indicações Geográficas.
Apoio
O objetivo do edital é apoiar o desenvolvimento de projetos destinados ao registro e ao desenvolvimento de IGs, baseando-se em atividades de pesquisa, extensão e estímulo ao empreendedorismo e à inovação, com os seguintes eixos para submissão das propostas:
Eixo I: diagnóstico sobre potencial Indicação Geográfica, com plano de trabalho de 6 meses;
Eixo II: estruturação de Indicações Geográficas, com plano de trabalho de 12 meses;
Eixo III: promoção e fortalecimento de negócios por meio de incubação, de instituições representativas de IGs com pedidos concedidos ou em análise. Plano de trabalho com duração de 12 meses.
Com investimento de aproximadamente R$ 1,9 milhão, o edital visa à promoção das Indicações Geográficas com estratégia de aproximação estruturada e com envolvimento institucional da Rede Federal com os arranjos produtivos locais.
Para mais informações sobre o Edital, clique aqui.
O que são as Indicações Geográficas
As indicações geográficas representam uma estratégica para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de regiões do país. A proteção concedida por uma IG pode favorecer, entre outros pontos, a geração de renda no local que representa, a expansão de mercado dos produtos e serviços vinculados a ela e a preservação das tradições locais.