O superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, foi ver de perto os estragos provocados pela forte chuva em Santa Maria de Itabira. Junto com o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em Sete Lagoas, Harrison Belico foi verificar a situação da entidade e como o Sistema FAEMG pode auxiliar na sua recuperação.
Os gestores estiveram na sede do Sindicato dos Produtores Rurais e conversaram com Maria do Rosário Torres Guerra, a Zaia, presidente da entidade. A sede do Sindicato fica próxima do Rio Girau, que transbordou e provocou alagamentos na região. A lama, que chegou a 1,5 metro de altura, destruiu móveis, material de trabalho e equipamentos. Até agora, foram confirmadas na cidade seis mortes causadas pela enchente.
“Fiquei realmente impressionado com tanta destruição. Por outro lado, feliz em perceber que a solidariedade paira sobre os ares e montanhas da cidade. Todas as pessoas, de diversas formas, estão solidárias e sensíveis à tragédia,, dispostas em ajudar os que foram mais atingidos e os mais necessitados. No Sindicato, praticamente só se salvou o imóvel e, mesmo assim, o que era de alvenaria. Fora isso, tudo se perdeu. Diante disso, nos solidarizamos com a diretoria do Sindicato, colocando efetivamente o Sistema FAEMG à disposição para ajudar no que for preciso para reerguer a entidade e ela voltar à sua pujante atuação, que lhe é peculiar. Temos certeza que isso irá ocorrer o mais breve possível, tendo em vista o empenho dos diretores e o apoio dos produtores rurais.” – Christiano Nascif