Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Situação Crítica Bacia do Rio Escuro

COMUNICADO GERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE
ESCRITO POR ASCOM
14/10/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

O Igam publicou em 1º de outubro de 2021 a Portaria IGAM 77/2021, declarando situação crítica de escassez hídrica superficial em trecho do Rio Escuro, a montante das coordenadas geográficas latitude -17,6133 e longitude -46,8592, abrangendo a região a montante da estação Fazenda Córrego do Ouro, e que traz as seguintes obrigações no uso das outorgas:
•    Redução de 20% do volume diário outorgado para as captações de água para a finalidade de consumo humano, dessedentação animal e abastecimento público; 
•    Redução de 25% para a finalidade de irrigação; 
•    Redução de 30% para as captações de água para a finalidade de consumo industrial e agroindustrial; 
•    Redução de 50% do volume outorgado para as demais finalidades, exceto usos não consuntivos.
É fundamental o conhecimento dos produtores rurais da bacia, para evitar multas e o cancelamento do direito de uso até que termine a situação crítica, conforme definido no art. 5º da citada Portaria:
“Art. 5º. No caso de verificação do não cumprimento das restrições de usos impostas no artigo 3º desta Portaria, serão suspensos totalmente os direitos de uso de recursos hídricos dos infratores até o prazo final da vigência da situação crítica de escassez hídrica, sem prejuízo das demais sanções previstas na legislação vigente.”
As reduções valem até 1º de novembro de 2021. A situação crítica foi definida a partir de monitoramento do Rio Escuro, que pertence à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Figura 1 - Mapa referente à Portaria IGAM 77/2021
 
Acesso à Portaria 77/2021 aqui